Assembleia Legislativa celebra os 40 anos da Cidasc

O CREA-SC foi uma dos conselhos profissionais homenageados durante a solenidade na noite de ontem (27), na ALESC, que celebrou os 40 anos de serviços dedicados à garantia da excelência sanitária de Santa Catarina da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Recebeu a honraria o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann.

O evento reuniu lideranças agrícolas e funcionários da empresa e foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer, como reconhecimento. Criada em 27 de novembro de 1979, a CIDASC realizou conquistas relevantes para o estado. Entre elas, os dois certificados internacionais concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação — único estado da federação — e de Zona Livre de Peste Suína Clássica (PSC).

Tal conquista possibilitou que os produtos catarinenses alcançassem os mercados mais exigentes do mundo em termos de sanidade animal. Na área vegetal, Santa Catarina possui o título de Área Livre da Cydia Pomonella, praga da maçã.

Para atender as demandas de aproximadamente 500 mil produtores rurais cadastrados, a Cidasc conta com 1.500 colaboradores distribuídos nas unidades presentes em 232 municípios do estado, com 19 departamentos regionais, um escritório central e 63 barreiras fixas.

Homenageados

Luciane de Cássia Surdi – Presidente da Cidasc
Engenheiro agrônomo Ricardo Miotto Ternus – Secretário Adjunto da Agricultura, Pesca e do Desenvolvimento Rural
Edson Henrique Veran – Presidente da Cidasc (2007 – 2010)