Ações de comunicação inéditas são aprovadas pelo CCM

image_pdf

 

Reunião do CCM

Reunião do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM)

Na tarde de quinta-feira (06), o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) esteve reunido para a segunda reunião ordinária. Durante a reunião, foram aprovadas as ações de comunicação para o segundo semestre, entre elas a realização de pesquisa qualitativa e campanha sobre manejo florestal sustentável, além das homenagens às profissões e às profissionais do Sistema Confea/Crea. Durante a reunião, o gerente de Comunicação do Confea, jorn. Felipe Pasqualini, apresentou as ações que serão desenvolvidas de agosto a dezembro.  “No decorrer do segundo semestre, nossas divulgações terão temas, como ética profissional, manejo florestal sustentável e a importância das engenharias como destaque. Além de inovações como a pesquisa para aprimorar ainda mais o trabalho que estamos realizando junto ao público”, listou o gerente durante a apresentação.

Os integrantes do CCM aprovaram a realização de pesquisa qualitativa em 10 capitais, sendo duas por região para obter elementos que ajudem a traçar a imagem do Confea junto aos profissionais inscritos no Sistema e à sociedade civil. Segundo Felipe Pasqualini, a proposta é que por meio de interação entre grupos possa obter informações para ter mais clareza sobre o entendimento em relação ao Federal. “A formação de grupos de discussão atende a critérios previamente determinados na fase de concepção da pesquisa, devendo representar estratos diferenciados de cada segmento quanto às suas demandas, perfis e concepções”, esclareceu Felipe.

 

Também dentro das inovações propostas para este ano,  está a realização e divulgação  da Soea Connect e a plataforma desenvolvida em 3D navegável e interativa que suporta até sete mil acessos simultaneamente.  “Diante desse novo formato, é importante que a gente submeta ao CCM o plano de divulgação da Soea Connect. Inclusive,  pretendemos fazer uma análise do público que vai participar desse modelo da Semana Oficial”, esclareceu o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. O evento virtual terá como tema “A pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” e será realizado de 15 a 17 de setembro deste ano.

 

Campanhas e homenagens

Outra iniciativa aprovada, por unanimidade, foi  a homenagem, no mês de março de cada ano, às líderes femininas do Sistema Confea/Crea. De acordo com a proposta aprovada, o Colégio de Entidades Nacionais (Cden), o Colégio de Presidentes (CP), as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e a Mútua vão indicar 16 nomes de mulheres que se destacaram na sua profissão que serão homenageadas nas redes sociais do Confea. Para tanto, até o dia 30 de novembro do ano anterior as indicações deverão ser enviadas ao CCM.

O manejo florestal sustentável também será tema de campanha, no mês de setembro,  e tem como objetivo esclarecer como essa atividade visa explorar os recursos da natureza de modo menos invasivo com o mínimo de impacto ambiental. “Vamos utilizar a mídia programática por meio dos grandes portais e redes sociais para ter um alcance ainda maior”, disse Pasqualini.  Para o último trimestre,  estão previstas campanhas enaltecendo o papel relevante da Agronomia e da Engenharia.

A parceria com o Canal Rural prossegue e a expedição vai percorrer 12 estados debatendo a “Agronomia Sustentável”. Em 10 episódios de 15 minutos, a presença, a pertinência e a responsabilidade do profissional no campo e na cidade serão retratados no programa, que terá sua exibição continuada a partir de julho. Presente nas parabólicas e nas principais operadoras de TV a cabo, o Canal Rural atinge 40 milhões de domicílios em todo o país.

TV Confea

O presidente Joel e a presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, destacaram a TV Confea cuja programação mensal de vídeos tem dado projeção ao trabalho realizado no Confea. “Assim que recebo o programa Confea On imediatamente encaminho para a minha lista de Whatsapp”, comentou Adalgisa. O presidente aproveitou para informar que já são quase 60 vídeos produzidos e cinco Confea On desde janeiro, quando foi lançada a TV Confea. “Mesmo com a pandemia e o trabalho on-line, a produção não parou. No Encontro de Líderes, em que teve reunião do CP e das coordenadorias, quase todos os coordenadores eleitos foram entrevistados”, exemplificou Joel.

Sobre o CCM

Coordenado pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, o CCM também é composto pelo representante do Plenário do Confea, eng. eletric. José Miguel de Melo Lima; representante da Cais, eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho; representante do Colégio de Presidentes, eng. civ. Ana Adalgisa (presidente do Crea-RN); representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. minas Regis Dias; representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, eng. civ. João Luís de Oliveira Collares Machado; representante da Mútua, jorn. Margareth Vicente; superintendente de Estratégia e Gestão (SEG), bel. Renato Barros; gerente de Comunicação e Marketing, jorn. Felipe Pasqualini; convidado da área de comunicação, jorn. Lucas Aron Nogas (Crea-PR), e da área de marketing, jorn. Vinicius Firmino (Crea-AL).

 

Ao Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) cabe deliberar sobre a comunicação institucional do Sistema Confea/Crea. As deliberações aprovadas pelo CCM também são apreciadas pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e pelo Plenário.

 

Está prevista para o dia 07 de julho a terceira reunião do CCM.

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea