Iniciou hoje o 1º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho 

Iniciou hoje (24), o 1º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (SulSST). O evento que vai até o dia 27 de abril, no Hotel Maria Mar Hotel, em Florianópolis, é promovido pela Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC) e Fundacentro. “Nossa expectativa é que o SulSST seja um evento de referência para o setor no Sul do país”, diz a presidente da Acest e integrante da comissão organizadora, Karla Zavaleta.

Mais informações em www.sulsst.com. O SulSST terá dois dias (24 e 25) de pré-congresso, com minicursos de quatro e de oito horas, e dois dias (26 e 27) de congresso, além da abertura oficial (25 à noite), com palestras seguidas de debates com convidados especiais. No total serão 10 minicursos, sendo dois de oito horas e oito de quatro horas, além de cinco palestras seguidas de mesas-redondas: a de abertura do evento, na noite do dia 25, e uma a cada turno dos dias 26 (manhã e tarde) e 27 (manhã e tarde).

 

 

O congresso contará com palestrantes reconhecidos no país na área de segurança e saúde do trabalho. No dia 25 à noite, o protagonista será Gil Giardelli, um estudioso de inovação e economia digital. Difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, empreendedorismo social, ele vai falar sobre a relação entre a indústria 4.0 e a segurança e saúde do trabalho.

 

Na quinta-feira, os destaques serão o médico sanitarista e do trabalho José Carlos do Carmo, que abordará a questão da “Pessoa com deficiência e a SST”, e o tenente-coronel dos Corpo de Bombeiros Militar de SC, Deivid Nivaldo Vidal, que falará sobre a operacionalização da lei 13.425, mais conhecida como Lei Kiss.

 

Na sexta-feira (27), as atrações serão o pesquisador da Fundacentro nas áreas de higiene ocupacional, segurança química e gestão da SST Gilmar Trivelato, que falará sobre “Gestão e Gerenciamento de Riscos”, e o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Rogério de Oliveira, que tratará da questão do SST no eSocial. Após as palestras dos dias 26 e 27 ocorrerão debates sobre o tema abordado com convidados especiais e com o público.

 

A programação também contará com a apresentação de trabalhos científicos. O regulamento já está disponível no site www.sulsst.com e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março. As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora para posterior exibição em formato de pôster ou oral ao longo do SulSST. Confira a programação completa e mais informações sobre o SulSST em www.sulsst.com