1º Congresso Sul-Brasileiro debate inovação e práticas na Segurança e Saúde do Trabalho

A Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), com apoio do CREA-SC e Fundacentro, promoveu o 1º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (SulSST). O evento foi realizado de 24 a 27.04, no Hotel Maria Mar Hotel, em Florianópolis, com o objetivo de inovar as práticas nas áreas de segurança e saúde do trabalho.
Entre as autoridades da mesa de abertura estavam: a Secretária de Estado da Assistência Social,Trabalho e Habitação, Maria Elisa De Caro, representando o governador Carlos Moisés da Silva; a Juíza do Trabalho, Maria Jeronimo; o Secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Justo da Silva; o Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Vereador Gabriel Meurer, a presidente da ACEST, Eng. Civil e Seg. Trab. Karla Maria Serpa Zavaleta; o Tecnologista da Fundacentro, Leo Vinicius Maia Liberato; o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann e conselheiro federal Eng. Ftal e Seg. Trab. Jackson Luiz Jarzynski.

Em seu pronunciamento o presidente Ari Neumann enfatizou a relevância do Congresso para o aprimoramento da profissão. “Tenho a convicção que os temas aqui abordados irão contribuir para transpor os desafios desta profissão, elucidando alternativas e soluções para esta importante área de atuação.”
Ele citou ainda a interligação entre segurança e saúde no trabalho, embora ciências distintas, e que ambas têm como finalidade a proteção e a promoção do bem-estar do trabalhador, pressupostos fundamentais para a qualidade de vida. “A importância e a natureza desta prática estão na atuação preventiva.”
Temas como indústria 4.0, inclusão da pessoa com deficiência no mercado, Lei Kiss, nanotecnologia, segurança em eletricidade, trabalho em altura, ergonomia, entre outros nortearam os debates.
Um dos destaques foi a palestra com Gil Giardelli, estudioso de inovação e economia digital e difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, empreendedorismo social. O especialista explanou sobre a relação entre a indústria 4.0 e a segurança e saúde do trabalho.
Outros destaques foram as palestras do médico sanitarista e do trabalho José Carlos do Carmo, que abordou o tema “Pessoa com deficiência e a SST”, e do tenente-coronel dos Corpo de Bombeiros Militar de SC, Deivid Nivaldo Vidal, sobre a operacionalização da lei 13.425, mais conhecida como Lei Kiss.
Saiba mais em www.sulsst.com






