9º EPEC elege novos coordenadores do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER)

image_pdf

 

 

O CREA-SC promoveu nesta sexta-feira (03.12), o 9º Encontro de Presidentes de Entidades (EPEC), na sede do Conselho, em Florianópolis, que reuniu as lideranças classistas do estado para debater sobre o papel das entidades de classe no Sistema Confea/Crea/Mútua. Com apoio do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER), o encontro reuniu cerca de 60 representantes de entidades registradas no Conselho. O objetivo principal do EPEC é a viabilização de ações e projetos conjuntos em benefício dos profissionais, entidades e sociedade.

 

Eng. Agr. Ângela Cristina Paviani, 1ª Tesoureira CREA-SC e coordenadora da Comissão Eleitoral Regional (CER-SC)

 

Durante o evento foram eleitos o coordenador estadual e seu adjunto, além dos coordenadores das macrorregiões do CDER, estes por aclamação. A eleição foi orientada pela Eng. Agr. Ângela Cristina Paviani, 1ª Tesoureira CREA-SC e coordenadora da Comissão Eleitoral Regional (CER-SC). Foram 40 votos dos 42 aptos. Foi eleita com 21 votos a Chapa 1 – Eng. Sanit. Ambiental Vinicius Ternero Ragghianti (Titular) e Eng. Agr. Valdir Silveira Ávila (adjunto). A chapa 2, Eng. Civil João Raphael Lisbôa Oneda e Eng. Ftal e Seg. Trab. André Leandro Richter, recebeu 19 votos. O resultado ainda será homologado pelo Plenário do Conselho.

 

 

 

 

 

 

Confira os eleitos para a nova coordenação do CDER

 

COORDENAÇÃO ESTADUAL

Coordenador Titular: Eng. Sanit. Ambiental Vinicius Ternero Ragghianti

Coordenador Adjunto: Agr. Valdir Silveira Ávila (adjunto)

 

REGIÃO GRANDE FLORIANÓPOLIS

Coordenador Titular: Geog. ALTAMIR TADEU GRANZOTTO – ACG
Coordenador Adjunto: Geol. EDES MARCONDES DO NASCIMENTO – AGESC

REGIÃO SUL

Coordenador Titular: Eng. Sanitarista e Ambiental RÔMULO TADEU SANTOS BITENCOURT – AESC
Coordenador Adjunto: Eng. Agrimensor MARINO NAZARENO LOPES SUMARIVA – ACEAG

REGIÃO VALE DO RIO DO PEIXE

Coordenador Titular: Eng. Civ. ELIAKIN DE SOUZA BUENO – ADEAC
Coordenador Adjunto: Eng. Amb. e Agr. FABRICIO DENARDI – AREAVID

REGIÃO LITORAL NORTE

Coordenador Titular: Eng. Eletr. CARLOS EDUARDO DOS SANTOS BUENO – AEAJS
Coordenador Adjunto: Eng. Mec. ALFREDO HERBST NETO – CEAJ

REGIÃO PLANALTO NORTE

Coordenador Titular: Eng. Flor. e Seg. Trab. CHARLES COSTI – AEAPLAN
Coordenador Adjunto: Eng. Flor. e de Seg. Trab. ALINE AKEMI HAYANIDA PRUSSAKI – AEVC

REGIÃO OESTE

Coordenador Titular: Eng. Agr. FABRICIO BORGES PAIVA – AGROEC
Coordenador Adjunto: Eng. Civ. MAURO ANTONIO DE COUET – AEAO

REGIÃO PLANALTO SERRANO

Coordenador Titular: Eng. Agr. CELSO KIKUO YOSHIOKA – ASSEA
Coordenador Adjunto: Eng. Civ. ROBERTO SONCINI – ACEA

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

Coordenador Titular: Eng. Mec. e Seg. Trab. MOACYR ROGÉRIO DESCHAMPS JÚNIOR – AREA-IT
Coordenador Adjunto: Eng. Eletric. EWERSON LOMBARDI – AEAMVI

 

 

Galeria de Fotos de Ex-Presidentes do Crea-SC inclui o Eng. Agr, Ari Geraldo Neumann (Gestão 2018-2020)

Palestras e apresentações 

 

 

A programação contou ainda com a palestra sobre Inovação e Empreendedorismo, ministrada pelo gerente de projetos e TI da CELK Sistemas, Rafael Meyer e o descerramento da placa da Galeria de Fotos de Ex-Presidentes do Crea-SC, que inclui o ex-presidente Eng. Agr, Ari Geraldo Neumann (Gestão 2018-2020).

 

A apresentação do case de sucesso da Associação Catarinense de Engenheiros de Segurança do trabalho (ACEST), as ações da APEC e os resultados da Política de Patrocínio, pela coordenadora da APEC, Téc. Seg. Trab. Juliana Paula Seabra, além do Balanço de Gestão do CDER, pelo coordenador Estadual, Eng. Agrim. Valdir Pedro Schneider, foram outros temas da pauta.

 

Coordenador do CDER, Eng. Agrim. Vaidir Schneider

 

O coordenador do CDER, Eng. Agrim. Valdir Schneider deu as boas vindas aos participantes e abriu o evento, ressaltando a importância das entidades de classe para o Sistema Confea/Crea e Mútua e o objetivo do encontro com foco na viabilização de ações e projetos conjuntos em beneficio dos profissionais, entidades e sociedade. “Vocês são o motivo maior e os atores principais deste evento.”

 

coordenador estadual do Programa Creajr-SC, Thom Nicolas Wruck Ewald

 

O coordenador estadual do Programa Creajr-SC, Thom Nicolas Wruck Ewald disse que o Creajr vem alinhando maior abertura e inserção junto às entidades de classe. Ele destacou os resultados do Programa por meio da formação de novas lideranças na área da engenharia e citou os membros coordenadores que passaram pelo Programa e hoje ocupam cargos importantes junto ao Crea-SC, nas entidades de classe, na CredCrea, entre outros.

 

 

 

Presidente da Credcrea, Eng. Civil Gelásio Gomes

 

O presidente da Credcrea, Eng. Civil Gelásio Gomes falou dos números da cooperativa e da inserção nos três estados do Sul, com permissão do Banco Central para cooperados de todo o Brasil. São 15 postos de atendimento, sendo 10 em Santa Catarina e cinco no Paraná, além de um que será aberto em 2022, no Rio Grande Sul. Disse ainda que a Credcrea possui hoje teto de R$ 520 milhões ativos, com 27 mil cooperados, sendo a maior cooperativa segmentada do país. Falou ainda da parceria com as entidades através do Progrid, com a oferta de 26 cursos específicos na área da engenharia. agronomia e geociências.

 

A coordenadora adjunta do CDR, Eng. Civil Núbia Ferreira da Luz, ressaltou a atuação do GT Mulher, que vem desenvolvendo ações visando maior inserção da mulher dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua e no mercado de trabalho, debatendo temas relevantes da engenharia e da sociedade. “Estamos realizando diversas ‘lives’ em 2021, a última no dia 29.11, abordou o tema Comunicação Não Violenta, A Mulher Engenheira e Novembro Azul.”

 

 

conselheiro federal eleito Eng. Eletric. Evânio Nicoleit

 

Representando o presidente do Confea, Eng, Civil Joel Krüguer, o conselheiro federal eleito Eng. Eletric. Evânio Nicoleit frisou o apoio do Confea destinado às entidades de classe e também ao Cder. Disse que, o Confea tem recursos disponíveis, mas que o número de projetos ainda é pequeno. “As entidades de classe precisam ficar atentas aos prazos de encaminhamento e às contrapartidas, visando aproveitar e otimizar tais recursos. Agradeceu os votos de confiança depositados na eleição para Conselheiro Federal e disse que vai trabalhar em parceria com o adjunto Eng. Eletric. André Grigolo. defesa das entidades de classe.

 

 

presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier

Mercado aquecido

 

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, destacou os números do Conselho e da fiscalização mostrando que o mercado da engenharia está aquecido. De janeiro a novembro de 2021 foram 389.359 ARTs, 9,24% em relação ao mesmo período de 2019 e 18,25% em relação a 2020. Novembro também bateu o recorde histórico de 40.199 ARTs registradas num único mês.

 

Kita destacou ainda o trabalho do GT Mulher, visando maior inserção da mulher no mercado de trabalho e no Sistema Confea/Crea e Mútua. Disse que no Crea-SC são 94 conselheiros, com sete mulheres, das quais três integram a diretoria.

 

Ressaltou o excelente trabalho realizado pelo Eng. Valdir Schneider a frente do Cder-SC e do Cder nacional, com destaque para articulação do Projeto de Lei junto aos representantes do Congresso Nacional, que autoriza novamente a destinação dos recursos das ARTs às entidades. “Uma vez sancionada a lei, seremos o primeiro Crea a retomar com este recurso para as entidades,” prometeu o presidente. Lembrou ainda da Operação Hotel Mais Seguro, desenvolvida pelos Creas de SC, PR e RS, que está fiscalizando estabelecimentos hoteleiros dos três estados, sendo 300 em Santa Catarina.

 

Jornalista Adriano Comin
AICOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação/CREA-SC

 

MAIS FOTOS