Planejamento Urbano: Itaipu A Receberá Projeto Piloto de Sustentabilidade

image_pdf

 

Projeto será desenvolvido através de uma parceria entre prefeitura, PTI e Infravias

 

Com foco nas ações de planejamento urbano, o Governo Municipal de Foz do Iguaçu, assinou nesta segunda-feira (28), uma carta de intenções com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Infravias (startup ligada à tecnologia), para desenvolver um projeto piloto de sustentabilidade no bairro Itaipu “A”.

 

O ato, que faz parte do desenvolvimento do Plano Diretor Municipal, visa promover soluções para o sistema de infraestrutura e mobilidade sustentável, por meio da organização das redes sob calçadas e ciclovias. O projeto inovador de planejamento urbano busca encontrar soluções inteligentes para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para o Itaipu “A”, será elaborado um plano de revitalização do bairro com foco na infraestrutura, mobilidade e meio ambiente.

 

Presidente da AEFI, Arq. Paola, Coord. da Infravia, Eng. Civ. Aloísio, Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro, e a Eng. Civ. Celia da Rosa representante com Sistema Confea/Crea.

Participaram o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro; o conselheiro do CREA-SC e coordenador do Projeto, Eng. Civil Aloísio Pereira filho; a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-PR; Eng. Civil Celia Rosa, representando o presidente do CREA-PR e também o Confea; e a presidente da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (AEFI), Arq. Paola Lopes Ebbing Samways.

 

“Temos o compromisso de desenvolver a nossa cidade de forma moderna, inteligente e sustentável. O sistema da Infravias que aplicaremos no projeto piloto, contribuirá para que alcancemos metas para uma melhor qualidade de vida à população”, comentou o prefeito em exercício, Nilton Bobato.

 

A Infravias desenvolveu um sistema de infraestrutura e mobilidade sustentável, através da organização das redes sob calçadas e ciclovias. O Sistema Infravias  é uma solução de infraestrutura urbana que propõe um modelo sustentável de valas subterrâneas sob calçadas e ciclovia, utilizando na construção plástico reciclado oriundo do lixo urbano. Além de organizar as redes de gás, água, esgoto, energia elétrica, comunicações e drenagem pluvial.

 

 

INFRAVIAS

A Infravias é uma startup brasileira que visa desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade para o planejamento urbano, pautada no conhecimento e experiências internacionais. Através de acordos de cooperação são desenvolvidas soluções inovadoras para as áreas de infraestrutura e mobilidade para cidades inteligentes.

 

PTI

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) realiza o desenvolvimento regional, sustentável, por meio de atividades que propiciem o desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação. Capacitação profissional, e a geração de empresas, emprego e renda, interagindo, para esses fins, com entidades públicas e privadas, acadêmicas e de pesquisa, de fomento e de produção.