Transporte Coletivo na Grande Florianópolis: CREA participa de reunião na Suderf

O presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann esteve hoje, 16.05 na Suderf – Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, em reunião com o Eng. Eletrônico Cassio Taniguchi, Superintendente Geral, que falou sobre o projeto de reestruturação do transporte coletivo. Também estavam presentes o Assessor Parlamentar do Conselho, Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho, o Superintendente do CREA, Eng. Civil Laércio Domingos Tabalipa e o conselheiro do CREA-SC e colaborador da diretoria administrativa da Suderf, Eng. Civil Aloisio Pereira da Silva.

O sistema integrado metropolitano de ônibus urbano irá reunir os serviços municipais e intermunicipais em um único sistema de transporte com ampliação da abrangência das linhas, integração física e tarifária e um único cartão de transporte para toda a área continental da RMF, facilitando os deslocamentos entre os bairros e municípios da região e beneficiando mais de 150 mil usuários do transporte coletivo diariamente.

Edital de licitação do transporte

Hoje, com exceção de Florianópolis, todos os outros oito municípios da região metropolitana (Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara) precisam regularizar os contratos de prestação de serviço de transporte coletivo, por meio de concorrência pública. Por isso, a Suderf, em parceria com o Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, elaborou proposta de integração dos serviços de transportes municipais com os intermunicipais, criando um sistema metropolitano.

A Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana e ao Estatuto da Metrópole (Leis Federais 12.587, de 3 de janeiro de 2012, e 13.089, de 12 de janeiro de 2015), mas depende de aprovação de projeto de lei estadual que transfere as competências e atribuições do transporte público coletivo intermunicipal de caráter urbano do DETER para a SUDERF, no território da RMF, e autoriza o Governo do Estado e a Suderf a celebrarem convênio de cooperação e contratos de programa com os municípios da região, para integrar as linhas municipais com as intermunicipais.

O texto do edital de licitação está sendo elaborado por técnicos da Suderf e da UFSC.