SulSST 2025 destaca avanços e desafios da Segurança e Saúde do Trabalho em Florianópolis

image_pdf

 

 

 

Congresso reúne especialistas para debater inovações, normas e práticas que fortalecem a engenharia de segurança e garantem ambientes laborais mais saudáveis e produtivos

 

A Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), com apoio do CREA-SC e do Confea, realiza de 25 a 27 de setembro de 2025, no Square SC, o IV Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (SulSST). O evento se consolida como espaço de atualização científica, troca de experiências e construção de soluções para garantir ambientes mais seguros, saudáveis e produtivos.

 

Em um cenário de transformações tecnológicas, novas legislações e desafios psicossociais, a segurança no ambiente laboral ganha cada vez mais relevância. Além de uma exigência legal, investir em prevenção tornou-se um diferencial competitivo e humano.

 

Para o presidente da Acest, Eng. Darlessandro Ribeiro, o SulSST fortalece a atuação na engenharia de segurança do trabalho. “O evento destaca o papel dos profissionais da engenharia para reduzir riscos, melhorar condições laborais e trazer eficácia e efetividade à gestão de SST”, ressalta.

 

O presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, enfatiza o compromisso da instituição em apoiar iniciativas que fortalecem a atuação profissional. “Por meio da política de patrocínio o CREA-SC investe na capacitação dos profissionais e estimula o desenvolvimento da engenharia de segurança do trabalho e sua importância para a sociedade”, afirma.

 

 

Abertura reforça relevância da engenharia de segurança do trabalho

 

Diretor do CREA-SC, Eng. Jackson Jarzynski, representou o presidente do Conselho, Kita Xavier e o presidente do Confea, Vinícius Marchese,

 

Na abertura o diretor de comunicação do CREA-SC, Eng. Jackson Jarzynski, representando o presidente do Conselho, Eng. Kita Xavier e o presidente do Confea, Vinícius Marchese, destacou a responsabilidade social e o papel da engenharia na vida cotidiana. Segundo ele, a segurança do trabalho não admite falhas ou segundas chances. “Acidentes não arruínam apenas a vida dos trabalhadores diretamente envolvidos, mas também comprometem o bem público da sociedade. O CREA-SC carrega a marca da responsabilidade, e precisamos mostrar à sociedade que a engenharia está presente em todos os momentos da nossa vida”, afirmou.

 

Jarzynski lembrou ainda que os avanços tecnológicos estão diretamente ligados à atuação dos engenheiros. “Se dormimos e acordamos com conforto, se temos segurança em uma cirurgia por vídeo, se utilizamos equipamentos em academias ou contamos com a inteligência artificial, tudo isso é resultado da engenharia. E dentro desse universo, a engenharia de segurança do trabalho se faz presente em todas as áreas, não existe nenhuma engenharia que não tenha a segurança como parte essencial”, completou.

 

Eng. Darlessandro Ribeiro, presidente da Acest: “Este evento valoriza e fortalece a atuação na engenharia de segurança do trabalho” (foto: Filipe Sodré)

 

O presidente da Acest, Eng. Darlessandro Ribeiro, ressaltou a relevância da programação com conteúdos diversificados e inovadores incluindo debates sobre comunicação, IA aplicada à segurança e saúde no trabalho com palestrante internacional,
 ergonomia, riscos psicossociais e as principais infrações à legislação trabalhista, além de de uma atividade  com humor e descontração abordando a saúde e segurança no trabalho de forma diferenciada.

 

Darlessandro destacou também os desafios para a realização do evento e agradeceu aos parceiros que tornaram possível a quarta edição do congresso. “Este evento só aconteceu porque empresas e instituições acreditaram no nosso trabalho. Um agradecimento especial ao CREA-SC e ao presidente Kita Xavier, principal apoiador desta edição.”

 

 

Membros da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-SC prestigiaram o evento. (foto: Filipe Sodré)

 

 

Oficinas práticas e inovações em SST

 

O primeiro dia do evento foi marcado por atividades práticas, incluindo mentorias e oficinas sobre avaliação de riscos psicossociais, aplicação da inteligência artificial em perícias, higiene ocupacional e ergonomia. A programação também contempla oficinas de oratória e metodologias inovadoras de comunicação e posicionamento para engenheiros. À tarde, as discussões avançam para inovação tecnológica, prevenção de incêndios, auditoria documental e gestão da segurança emocional.

 

 

Normas, saúde mental e IA aplicada à SST

 

Palestra magna – Comunicação: A Habilidade do Sucesso, com Mari Gonçalves.

 

O segundo dia teve como destaque a palestra magna sobre comunicação e uma palestra internacional sobre o uso da inteligência artificial aplicada à SST. A programação segue com debates sobre a aplicação das normas regulamentadoras (NRs), análises ergonômicas, riscos psicossociais e as principais infrações à legislação trabalhista.

 

Além da parte técnica, o público poderá acompanhar o Espaço Mútua e atividades culturais, como o espetáculo “Saúde Mental: Gargalhadas para Desestressar”, que une humor e reflexão sobre a importância do equilíbrio emocional no trabalho.

 

Painéis, trabalhos técnicos e segurança jurídica

 

O último dia será dedicado à apresentação de trabalhos técnicos e a painéis temáticos que aprofundam discussões sobre planos de prevenção contra incêndios (PPCI), aplicação da IA na SST e segurança jurídica nas empresas.

 

As atividades também incluem oficinas sobre higiene ocupacional, palestras que aproximam a prática das NRs ao cotidiano das empresas e reflexões lúdicas com o painel: “Entre a norma e o riso: um convite para levar o lúdico a sério”.

 

 

Inscrições e mais informações aqui.