Sistema Confea/Crea organiza força-tarefa para reconstrução do RS
Na terça-feira (7), o presidente do Confea, Vinicius Marchese, em conjunto com a presidente do Crea-RS, Nanci Walter, encaminharam ofício ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Além de expressar profunda solidariedade diante da tragédia que assola o estado, o documento oficializa a disposição do Sistema Confea/Crea em contribuir com a reconstrução do Rio Grande do Sul, oferecendo apoio técnico essencial para restaurar as condições necessárias para a população.
> Leia também: Sistema Confea/Crea e Mútua se mobiliza para ajudar a população do Sul
“Colocamos o Sistema Confea/Crea à disposição para a reconstrução que vai demandar suporte técnico e isso pode dar muita velocidade para restabelecer as condições do nosso Rio Grande do Sul. Na hora que julgar necessário, a gente consegue subsidiar o custeio de profissionais para o auxílio desse restabelecimento, montando uma força-tarefa nacional com profissionais que estejam dispostos a contribuir para essa reconstrução”, anunciou o presidente Marchese.
Para a presidente do Crea-RS, Nanci Walter, o momento é de unir esforços e, por isso, outras ações estão sendo executadas na região. Entre elas, a assinatura de termos de colaboração com as secretarias estaduais de obras públicas; habitação; logística e transportes. Em conjunto com o Confea, foi autorizada a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) sem custo para os profissionais voluntários que atuarem nos serviços técnicos nos municípios afetados, assim como nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução de rodovias, pontes (obras de arte) e outros, que envolvam as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. “Somado a isso, o Crea-RS está oferecendo apoio e assistência às comunidades e municípios, em parceria com a Defesa Civil do Estado. São cerca de 40 agentes fiscais que, de forma voluntária, estão com os veículos oficiais dando suporte nas cidades em que o Regional possui Inspetorias”, complementou Nanci.
A colaboração entre os órgãos governamentais, as entidades profissionais e a sociedade civil é essencial para superar os obstáculos que se apresentam. Juntos, é possível restaurar não apenas as estruturas danificadas, mas também a esperança e a resiliência do povo gaúcho. O Sistema Confea/Crea está ao lado do Rio Grande do Sul neste momento difícil e permanecerá firme no apoio às iniciativas de reconstrução e recuperação.
Ver essa foto no Instagram
Trabalho voluntário para reconstrução do RS
O CREA-RS está mobilizando os profissionais para o trabalho voluntário de apoio técnico, com vistas à reconstrução do Estado. Este Credenciamento possibilitará que o profissional voluntário, nos 317 municípios mais atingidos, possa utilizar as ARTs com taxa a custo zero, assim como em casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução das rodovias, pontes, etc. (obras de arte). Neste primeiro momento, a prioridade é salvar vidas, na próxima etapa entra o conhecimento técnico a serviço da reconstrução.