Sintricomb, Sinduscon e Crea-SC selam parceria para fiscalização

Três entidades que atuam no setor de construção civil realizaram nesta segunda-feira (26) uma reunião com objetivo de alinhar ações visando combater os problemas de segurança nas obras, informalidade e irregularidades. Do encontro participaram membros do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). Representando o Conselho, o Eng. Civil Armando Alberto Walendowsky, diretor regional de Brusque e a fiscal Denise Bortoloto.

Durante o encontro na sede do Sintricomb, algumas ações foram estabelecidas para reativar a parceria entre as entidades. Entre elas, visitas em conjunto para observar as obras em andamento, documentação, autorizações legais, comprovação de treinamentos na área de segurança e profissionais responsáveis pelos serviços devidamente identificados.

Entre os documentos exigidos estão as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART), a documentação que comprove que os microempreendedores individuais (MEIs) estão habilitados para executarem atividades nas obras e se constam como principal na relação permitida legalmente.

O técnico em segurança do trabalho do Sinduscon, Rivanildo Cerqueira, afirma que a preocupação com as questões de segurança nos locais de obras em execução deve ser constante e de todos. Inclusive dos profissionais que atuam sem vínculo com empresas. Os chamados autônomos, modalidade que não é permitida na construção civil, mas que vem ganhando força com a criação das MEIs.

“Os autônomos acham que fazer um investimento na área de segurança é gasto. Isso é puro mito. Eles precisam entender que é conscientização, que é  através dela vão saber dos riscos que estão expostos”.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, afirma que o trabalho de vistorias nas obras vem sendo feito já há alguns anos e de forma frequente através da parceria com o Sinduscon. O apoio do Crea também vai possibilitar que os trabalhos sejam ampliados.

“Temos muitas pautas em comum e o Crea tem sido bastante parceiro nas atividades que fazemos. E essa reunião serviu para traçar novas parcerias para o ano de  e trocar experiências”, frisa ele.

Participaram da reunião no Sintricomb o presidente da entidade, Izaias Otaviano, o diretor Dari Mota Sutil, que integra as equipes de vistorias, o coordenador de visitas em obras e de segurança no trabalho do Sintricomb, Clovis Lewin, a técnica em segurança do trabalho do Sintricomb, Kátia Regina Martins, o técnico em segurança do trabalho pelo Sinduscon, Rivanildo Cerqueira, a fiscal do Crea, Denise Bortolotto, e o diretor regional Brusque do Crea SC, Armando Walendowsky.

Fonte – Site do Sintricomb/Brusque