Seminário de qualificação de agentes públicos municipais reúne lideranças em Florianópolis

Com o objetivo de estimular o debate e promover a informação sobre temas de interesse dos agentes públicos e políticos dos municípios catarinenses, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) sediou, hoje (3), o último Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (Semapp) de 2019. Entre os temas em debate estão corrupção, boas práticas na gestão pública, emancipação dos municípios, compras públicas e fundamentos para as Cidades 2030.

Durante o seminário, foi assinado um novo convênio com o objetivo de fortalecer as ações do Programa Qualifica que tem a participação do CREA-SC. Representando o Conselho, o presidente eng. Agr. Ari Geraldo Neumann. Além das 13 instituições já signatárias, outras entidades passaram a integrar o projeto.

O Semapp, criado em 2015 pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, é um projeto vinculado ao Programa Qualifica – Mandato de Excelência. Conforme Paulo César Wilpert, um dos coordenadores do programa, o objetivo principal é trabalhar na qualificação dos gestores públicos municipais. “É evitar os constantes problemas que as prefeituras enfrentam com os órgãos de fiscalizadores por falta de conhecimento dos gestores”, destaca.

“Devemos chegar a quase 25 parceiros que, a partir de 2020, farão parte dessa iniciativa que visa unir forças na qualificação dos gestores”, disse Wilpert. Entre as novas adesões, estão a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTC) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

Parceiros do Programa Qualifica a partir de 2020

• Tribunal Regional Eleitoral de Santa Canta Catarina (TRE/SC)
  • Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
  • Banco do Brasil (BB S/A)