Semana das Engenharias da Unidavi debate inovação e tendências do mercado

image_pdf

 

Evento oportunizou inovação e troca de experiências entre alunos, professores e profissionais

 

 

Os cursos de engenharia civil e mecânica da Unidavi, em parceria com o CREA-SC, promoveram de 16 e 18 de outubro, em Rio do Sul, a Semana das Engenheiras, com participação de acadêmicos, professores e profissionais. O evento fortaleceu a integração entre universidade, inciativa privada, especialistas e Sistema Confea/Crea, oportunizando inovação e troca de experiências.

 

Coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Eng. Alcir José Testoni

 

 

 

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Eng. Alcir José Testoni comenta que a programação do evento foi pensada juntamente com os alunos e professores, trazendo temas atuais e inovações do mercado de trabalho. A palestra de abertura abordou as Tendências do Mercado Automotivo, ministrada pelo Eng. Marcelo Hausmann, supervisor de engenharia da Metalúrgica Riosulense. Ele esclareceu sobre as características dos motores elétricos, híbridos e hidrogênio.

Conselheiro do CREA-SC, prof. Eng. Rogério Gomes Araújo

 

 

 

 

A palestra sobre o Processo de Ingestão de Plástico, que inclui a fabricação de peças plásticas, foi direcionada para acadêmicos da engenharia mecânica. O conselheiro do CREA-SC, prof. Eng. Rogério Gomes Araújo, disse que o estado é um polo processador de plástico e tem um mercado pujante. Disse ainda que as semanas acadêmicas são importantes na formação dos alunos. “Além das aulas, todos os eventos que trazem conhecimento e temas emergentes são importantes para a formação profissional”, completou.

 

 

 

Coordenador da Comissão Ética do CREA-SC, prof. Eng. Paulo Roberto Oliveira

 

 

 

Destaque também para a palestra sobre o Comportamento Ético Profissional na Engenharia, ministrada pelo coordenador da Comissão Ética do CREA-SC, prof. Eng. Paulo Roberto Oliveira. “Falamos sobre o que o papel do CREA-SC, a importância do registro profissional e o comportamento ético em relação ao mercado e a sociedade. Apresentamos também cases Conselho sobre a responsabilidade técnica profissional.”

 

 

 

Já o Eng. Eduardo Nishida debateu sobre o papel do engenheiro civil na área de saneamento, esclarecendo sobre os desafios do sistema de abastecimento de água mediante o crescimento populacional e a escassez hídrica. Rodovia da BR 470, aspectos da REURB, o futuro das engenheiras, inovação no contexto industrial foram outros temas em debate.

 

 

 

Reitor da Unidavi, Prof. Alcir Teixeira.

 

“O diferencial da Unidavi é que a gente sempre tenta fazer o melhor, aproximando o acadêmico das experiências práticas, do mercado e dos profissionais, para que tenham atualização curricular e para que os conteúdos aqui trabalhados na teoria sejam àqueles exigidos pelo mercado de trabalho. É uma troca de experiências valiosíssima”, destacou o reitor da Unidavi, Prof. Alcir Teixeira.