Santa Catarina nas Alturas coloca em debate altos edifícios no litoral
O evento coloca em pauta as boas práticas e recomendações na elaboração de projetos seguros e aderentes às normas técnicas, a partir dos avanços tecnológicos observados nos últimos anos.
Debate
Em sociedades altamente desenvolvidas existe uma intensa pressão para o atendimento de uma diversidade cada vez maior de necessidades no que tange à construção civil. Os edifícios altos, consequência do processo de verticalização, buscam a multiplicação do solo para a ocupação por um número maior de pessoas e atividades. Como resultado, o desenvolvimento dos materiais estruturais e suas respectivas técnicas construtivas, em conjunto com a implementação de ferramentas computacionais sofisticadas, capazes de reproduzir com grande precisão o comportamento do concreto e do aço, permitem explorar plenamente suas propriedades. Todavia, embora otimizadas do ponto de vista estrutural e econômico, as novas estruturas são mais sensíveis a qualquer defeito dos materiais, da execução ou do cálculo, podendo gerar situações de risco. Ao longo dos últimos anos, o litoral centro-norte de Santa Catarina consolidou-se como um dos maiores pólos da construção civil brasileira. Constrói-se cada vez mais e mais alto. Nesse sentido, é imperativo que profissionais e empresas envolvidos nesse importante segmento da economia possam discutir o estado da arte da construção de arranha-céus, bem como avaliar as mais recentes técnicas, modelos e processos disponíveis para a produção de edificações dessa natureza.
PALESTRA: Norma de Desempenho e suas implicações nas Estruturas
Palestrantes: Dácio Carvalho
Engenheiro Civil com diversos cursos de extensão e especialização no Brasil e Estados Unidos. Ex-Professor da UFC – Universidade Federal do Ceará e UNIFOR – Universidade de Fortaleza, Diretor técnico da empresa DCSE e consultor de várias empresas.
PALESTRA: Norma de Desempenho e suas implicações judiciais – Uma Visão do Advogado
Palestrante: Carlos Del Mar
Advogado em São Paulo; – Membro e atual coordenador do Conselho Jurídico do SECOVI SP; – Consultor jurídico da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção; – Autor do livro “Falhas, Responsabilidades e Garantias na Construção Civil”, da Editora PINI, entre outros; – Membro da Comissão de Estudos da ABNT NBR 15575.
PALESTRA: Contribuições de diferentes normas para o projeto de edifícios altos
Palestrante: Ricardo Leopoldo e Silva França
Professor de Graduação e Pós-graduação da Escola Politécnica da USP; Engenheiro, Mestre, e Doutor pela Escola Politécnica da USP; Palestrante em inúmeros eventos da área de Construção Civil; Autor de vários artigos e entrevistas técnicas, publicados em revistas técnicas e Congressos de Engenharia Estrutural.
PALESTRA: Conforto em Edifícios Altos devido à Ação de Vento
Palestrante: Sérgio Stolovas
Engenheiro Civil especialista em Estruturas, Dinâmica Estrutural e Engenharia Sismo-resistente. Internacionalmente participa de projetos de estruturas civis, publicações técnicas e conferências.
PALESTRA: "Projeto para a durabilidade das estruturas de concreto em ambientes urbanos e marinhos
Palestrante: Enio Pazini Figueiredo
Engenheiro Civil, pela PUC/RS, especialização em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja / Espanha. Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Sanduiche com a Aston University / UK e o Instituto Eduardo Torroja / Espanha e Pós-Doutorado na Norwegian University of Science and Tecnhology (NTNU), Noruega. Professor Titular da Universidade Federal de Goiás.
Informações Adicionais
Data: 06/03/2015
Horário: 8:00 –12:00 h e 14:00 – 18:00h
Local: Universidade do Vale do Itajaí – Rua: Uruguai, 458 – setor c , Teatro Adelaide Konder – Itajaí – SC
Realização
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí e ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
APOIO: CREA/ SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina
Mais Informações
Responsável: Sonia Iara Portalupi Ramos
Telefone: 3341 – 7724 / 3341 – 7681
E-mail: Prof.sonia@univali.br
Clique aqui para mais informações.






Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!