Saneamento e impactos ambientais: CREA-SC e Casan conversam sobre parcerias entre os dois órgãos

A presidente da Casan, Engª Sanitarista, Ambiental e Civil Roberta Maas dos Anjos e o Diretor Financeiro, Ivan Gabriel Coutinho estiveram ontem, 18.02 em visita institucional ao presidente do CREA-SC, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier. Parcerias entre os dois órgãos para intensificar as ações de colaboração mútua foram o tema da reunião. Na ocasião o CREA reiterou o apoio aos engenheiros e técnicos da Casan pelo acidente ocorrido no último dia 24.01, com o rompimento da lagoa de infiltração localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Também participaram do encontro o Chefe de Gabinete do CREA-SC, Eng. Agrônomo Felipe Penter e o Superintendente do Conselho, Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini.

“O volume de chuvas das últimas semanas ocasionou uma situação caótica em todo estado, principalmente na capital, e nos solidarizamos com os profissionais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento que com certeza estão envidando esforços para solução do problema e remediação dos danos que, felizmente, foram materiais e não de vidas humanas”, destacou o presidente Kita. “O impacto ambiental gerado foi mínimo, uma vez que o efluente despejado já havia sido tratado na estação”.

“Importante destacar que a engenharia também existe para responder a esses eventos que emergem das calamidades e, neste intuito, conclamamos nossos profissionais para uma discussão técnica sobre o tratamento e disposição final do esgoto sanitário gerado no estado, além de se colocarem à disposição da Defesa Civil e das prefeituras na orientação das ações de avaliação de risco e recuperação das cidades”, ressaltou.

Saiba mais sobre o incidente:

No dia 25 de janeiro ocorreu o deslizamento de um talude natural que atuava na contenção de parte do volume da lagoa de evapoinfiltração que promove a disposição final do efluente tratado da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Lagoa da Conceição.
O grande volume de água que verteu da lagoa ocasionou a inundação repentina de uma área urbanizada na servidão Manoel Luiz Duarte e fluiu em direção à Lagoa da Conceição. O acidente ocorreu após uma chuvarada intensa de 240mm — maior precipitação já registrada na região, sendo que as chuvas que caíram em Florianópolis em janeiro somaram 686mm, o dobro da média climática esperada para o mês.
No mesmo dia, o fluxo da água da lagoa foi contido pela equipe da CASAN que, juntamente com o corpo de bombeiros e defesa civil, atuou para o atendimento à população atingida. Nos dias subsequentes iniciou um mutirão de limpeza, recuperação e reparação na localidade.

MUTIRÃO DA RECONSTRUÇÃO DA SERVIDÃO MANOEL LUIZ DUARTE

Além das empresas convocadas emergencialmente para a limpeza e reconstrução da servidão Manoel Luiz, técnicos, pessoal administrativo, advogados, engenheiros e assistentes sociais da CASAN estão prestando assessoria às famílias ali residentes. Proprietários e moradores estão recebendo auxílio e informações sobre o edital que define critérios de credenciamento para fins de ressarcimento de danos materiais e eventuais lucros cessantes, bem como orientações sobre o Adiantamento Emergencial de até R$ 10 mil reais para que as famílias possam recomeçar suas vidas, voltar às suas residências e retomar suas rotinas.

Os técnicos da CASAN estão fazendo coletas diárias, em conjunto com ARESC (Agência Reguladora), em 9 pontos das águas da região, tanto da Lagoa da Conceição quanto no entorno, inclusive no ponto de deslizamento do talude na lagoa de evapoinfiltração, com o intuito de monitorar a qualidade da água nos diversos parâmetros, conforme a Resolução CONAMA 357/2005.

Fonte informações retranca: Divulgação Senge/SC.