Reuniões do Crea-SC e sessão plenária acontecem nessa quinta e sexta na AEMFLO em São José
A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) recebe quinta-feira e sexta-feira (7 e 8.11), as reuniões de comissões, câmaras especializadas, diretoria e plenária do Crea-SC. A sessão plenária teve a participação do diretor de benefícios da Mútua Nacional Evandro Nicoleit.
Nessa quinta ocorreram as reuniões das comissões de Orçamento e Tomada de Contas, Creajr, Mérito, Meio Ambiente, Acessibilidade, Valorização Profissional, Educação e Atribuição Profissional e parte das reuniões das Câmaras Especializadas da Agronomia e Civil.
Na sexta-feira durante a manhã e início da tarde acontecem as reuniões de diretoria e das câmaras de Agronomia, Mecânica, Segurança do Trabalho, Cegemagri, Florestal, Elétrica e Civil.
O presidente Kita participa das reuniões de Câmaras, reforçando a pauta regimento interno do Conselho, a campanha Outubro Rosa/Novembro Azul e assuntos para plenária.
A campanha “A COR MUDA, A LUTA NÃO”, conscientiza sobre a saúde preventiva para homens e mulheres.
O objetivo é sensibilizar a comunidade de engenharia sobre a importância dos exames preventivos para a saúde feminina e masculina. Como símbolo desse movimento, o presidente Kita entregou aos conselheiros laços nas cores rosa e azul, representando o apoio à luta contra o câncer de mama e o câncer de próstata. A iniciativa destaca a importância de ações de prevenção e autocuidado, reforçando que, independentemente do mês e da cor da campanha, o foco na saúde deve ser constante.
A reunião Plenária iniciou às 16h, e além da análise e despacho de processos estão entre os assuntos: indicações e homologação pela Comissão do Mérito para a Medalha do Mérito, Menção Honrosa e Livro do Mérito do Crea-SC, aprovação do novo regimento interno e do calendário de reuniões para o ano de 2025, além de criação de grupo de trabalho para discutir as atribuições referentes ao estudo do meio socioeconômico. A reunião é transmitida ao vivo pelo canal do YouTube, e conduzida pelo presidente Kita Xavier.
O trabalho honorífico desenvolvido pelos 97 conselheiros inclui a análise, relato e aprovação dos processos decorrentes da fiscalização e demais atividades do Conselho, além de projetos e ações desenvolvidas pelas comissões temáticas.
Confira os membros das comissões, câmaras especializadas e diretoria do Conselho.
Capítulo da Academia Nacional de Engenharia é criado no Estado – Durante a 652ª Reunião da Câmara Especializada da Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do Crea-SC, os conselheiros receberam o Prof. Dr. Sérgio Luiz Gargioni, representante do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Gargioni anunciou oficialmente a criação do Capítulo da Academia Nacional de Engenharia no estado de Santa Catarina, uma iniciativa que marca uma nova fase para a engenharia na região.
O Professor destacou que uma das primeiras ações do Capítulo será direcionada ao tema da formação em engenharia, um tópico de extrema importância para o desenvolvimento do setor.
O Coordenador da CEEMM, engenheiro Fabio Fiates, destacou a relevância do tema, que foi amplamente acolhido pelos conselheiros presentes. “A formação em engenharia é um tema crucial, especialmente no contexto de rápidas mudanças tecnológicas e das novas demandas da sociedade e da indústria. A criação do Capítulo em Santa Catarina nos oferece uma oportunidade única para integrar esses avanços ao sistema CONFEA/CREA e promover uma formação cada vez mais qualificada e atualizada”, afirmou Fiates.
Com essa importante parceria, que reforça o compromisso do Crea-SC no setor, a CEEMM pretende colaborar com diretrizes que aprimorem a formação dos futuros engenheiros, mantendo a excelência e a ética profissional como pilares da atuação desses profissionais.
Engenharia Química – A Câmara Especializada de Engenharia da Modalidade Química tratou das deliberações que servirão como base para o próximo encontro da Coordenação Nacional da Câmara, marcado para ocorrer entre 11 e 15 de novembro, em Belo Horizonte.
Com a presença do coordenador nacional, engenheiro químico Rodrigo Menezes Moure, o encontro alinhou temas, entre eles análise das metas estabelecidas pelo Confea para o triênio 2025-2027, o fortalecimento da valorização dos engenheiros da modalidade química, e a definição de estratégias para atuação das câmaras regionais.
Essas orientações visam não apenas promover uma comunicação uniforme, mas também mitigar os impactos da atuação do Conselho Regional de Química (CRQ) sobre empresas e profissionais quando no exercício de atividades básicas de engenharia.
Rodrigo Moure ressaltou o compromisso da Câmara de Engenharia Modalidade Química do Crea-SC em responder de forma rigorosa às demandas do Conselho Federal, destacando o papel de Santa Catarina na representação nacional dos engenheiros desta modalidade.
“Nossa Câmara tem um protagonismo nacional, seguindo as orientações do Conselho Federal e assegurando uma sólida representação dos engenheiros modalidade química catarinenses”, afirmou Moure.