Reuniões de comissões, câmaras, diretoria e plenária movimentam agenda do Conselho

image_pdf

 

 

O CREA-SC realiza nesta quinta-feira e sexta-feira, 18 e 19.7, as reuniões de comissões, câmaras especializadas, diretoria e plenária do CREA-SC, na sede, em Florianópolis. O trabalho desenvolvido pelos 94 conselheiros inclui a análise, relato e aprovação dos processos decorrentes da fiscalização e demais atividades do Conselho.

 

Plenária

 

A partir das 16h30 acontece a 931ª reunião plenária com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do Conselho no Youtube, as 16h30 ( CLIQUE AQUI ), com a coordenação da vice-presidente Eng. Fernanda Vanhoni.

 

Entre os assuntos de interesse geral, destaque para a homologação do ad referendum que aprova a proposta de aplicação dos recursos do Prodesu, referente ao Programa de Estruturação Física da sede e Inspetorias; aprovação da proposta de composição do Plenário para 2025 pela Comissão de Renovação do Terço, informes sobre Ação Voluntária Integrada CreaSul; e o roteiro da missão em Portugal de Inovação.

 

A conselheira Eng. Elizangela Bortoluzzi, farpa apresentação  do Manual de Boas Práticas de Arborização Urbana nos Municípios Brasileiros: a engenharia das infraestruturas verdes para a sustentabilidade e resiliência às mudanças climáticas”, lançado pelo Confea em 12 de julho, em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal.

 

A publicação visa promover e expandir a arborização urbana, enfatizando o papel crucial das árvores na mitigação das mudanças climáticas e na adaptação aos impactos ambientais, beneficiando os municípios e contribuindo para as metas globais estabelecidas pela ONU. O manual servirá também de ferramenta na luta contra os efeitos do aquecimento global, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Presidente nas Câmaras

 

Na manhã de hoje, o presidente Eng. Kita Xavier visitou as câmaras e repassou informes e deliberações da reunião de diretoria. Entre elas, a aprovação da Missão para Portugal na área de inovação prevendo o intercambio experiências e conhecimentos com universidades, empresas e Ordem dos Engenheiros de Portugal.

 

Kita esclareceu ainda sobre o novo edital de patrocínio que destina mais R$ 2 milhões em investimento para apoio financeiro que estimulem iniciativas de inovação e desenvolvimento tecnológico, científico e econômico nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, com inscrições até 30 de julho de 2024.

 

Destacou a Ação Voluntária Integrada CreaSul, de 2 a 5 de julho, em Canoas (RS) com a participação de 76 profissionais dos creas do Sul, sendo 20 catarinenses que vistoriaram 40 escolas e 11 UBS, com a emissão de 97 laudos técnicos e 77 Art’s humanitárias.

 

Citou ainda a fiscalização na obra do Contorno Viário de Florianópolis, com inauguração agendada para 9.07 e documentada em livro de autoria do fiscal Juliano Nascimento, com prefácio do senador Esperidião Amim.