Reunião do Colégio de Diretores Regionais destaca ações de inovação e parcerias estratégicas
Encontro debate melhorias nos processos, investimento em tecnologia e o fortalecimento de entidades de classe
Nos dias 26 e 27 de julho de 2024, a sede do CREA-SC em Florianópolis recebeu a reunião do Colégio de Diretores Regionais (CDR), gestão 2024/2026. Coordenado pelo Eng. Agr. Douglas Cesar Patel, o evento contou com a presença de autoridades incluindo o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier e representantes de órgãos, empresas e entidades do estado, abordando temas para a inovação e fortalecimento de parcerias.
Destaques da Abertura
O presidente Kita Xavier destacou as mudanças nos processos e os investimentos em inovação e tecnologia para alcançar a excelência nos serviços prestados aos profissionais e empresas. Ressaltou também a importância de fomentar a formação de novas lideranças por meio CREA-Jr, citando três profissionais presentes entre as autoridades que passaram pelo programa.
Kita citou ainda importância do trabalho honorífico dos diretores, conselheiros e inspetores e o investimento de R$ 4 milhões em 2024 para eventos de capacitação através dos editais de patrocínio, reforçando o compromisso com as entidades de classe.
“A engenharia, agronomia e geociências estão presentes na vida dos catarinenses. Queremos resgatar o protagonismo e a representatividade destas áreas. O CREA-SC é referência nacional em várias iniciativas e ações e grande parte disso deve-se ao trabalho dos nossos diretores regionais”, afirmou Kita.
Ações e Compromissos
A coordenadora do CDER, Eng. Civ. Rafaela Fabris destacou o edital de patrocínio como benefício e compromisso da gestão com as entidades de classe.
A Eng. Caroline Burtet, coordenadora da Regional Sul do Confea, valorizou a atuação dos profissionais de Santa Catarina e mencionou a implantação do Registro Único, uma inovação que beneficiará todos os profissionais do país.
O presidente da CASAN, Edson Moritz, falou sobre a revisão estrutural da Companhia, tanto no modelo de gestão como nos processos estruturais, enfatizando o papel dos líderes em engajar pessoas e profissionais na história da empresa.
O diretor da Epagri, Dirceu Leite, destacou a importância da parceria entre as entidades e ministrou a palestra de abertura com o tema “Inovações para o Desenvolvimento Rural Sustentável”.
Pautas e debate
O coordenador do CDR, Eng. Douglas Patel, ressaltou a importância da reunião para as ações e projetos do Conselho e para os profissionais e destacou itens específicos da pauta e o trabalho dos inspetores que formam seus colegiados nas diferentes inspetorias, trazendo demandas para os diretores.
A Eng. Kamila Silva, coordenadora adjunta do CDR, falou da importância da aproximação do CREA-SC com órgãos como a CASAN e a Epagri, que possuem em seus quadros técnicos profissionais do Sistema.
A coordenadora do CREA Jr de Florianópolis, Amanda Bosquetti Matteus, falou da importância da aproximação dos estudantes e Crea, inspetorias e entidades de classe se colocando à disposição para contribui nos projetos e ações do Conselho.
Outros Temas da Pauta
Clube de Vantagens: Apresentação pelo Cont. Ivan Gabriel Coutinho, Coordenador Executivo da Superintendência.
Normas Bombeiros: Discutidas pela Eng. Daniela Milanez Zarbato, diretora regional de Tubarão.
Programa Terra Legal e Caravana do Reurb: Apresentação pelo Eng. Valdir Pedro Schneider, diretor regional de Videira.
Planejamento Estratégico: abordagem pelo Eng. Gerson dos Santos, diretor regional de Canoinhas.
Reuniões Descentralizadas das Inspetorias: Apresentação pela Eng. Kamila Silva, diretora regional de Criciúma.
Política de Patrocínio 2024: explanação do Adm. Rhuan Bittencourt, assessor de inovação.