Profissionais catarinenses receberão as Honrarias do Mérito Nacional

O Eng. Civil e Seg. Trab. Gelásio Gomes, presidente da CredCrea – Cooperativa de Crédito dos Profissionais do CREA-SC, e o Eng. Civil Olavo Fontana Arantes, serão homenageados com a Medalha do Mérito e Inscrição no Livro do Mérito Nacional, respectivamente. O evento acontece durante a abertura da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), no dia 21.08, em Maceió (AL).

Os nomes dos homenageados foram aprovados na sessão plenária nº 1458. Serão 12 profissionais com a Medalha do Mérito Nacional, 12 profissionais com Inscrição no Livro do Mérito e ainda três entidades com Menção Honrosa.

A Medalha do Mérito é uma homenagem concedida ao profissional registrado no Crea que contribui ou tenha contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua ou para o desenvolvimento do país em termos econômicos, culturais, acadêmicos, científicos, técnicos, classistas, políticos, ambientais, éticos ou sociais. Já a inscrição no Livro do Mérito é uma honraria ao profissional falecido que também tenha se destacado pelos relevantes serviços prestados. E a Menção Honrosa é concedida à pessoa jurídica que tenha contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua ou para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas.

 

Confira os currículos dos catarinenses

 

Eng. Civil Olavo Fontana Arantes – Ex-presidente e fundador do Sinduscon, foi referência na construção civil no estado e trabalhou em prol da valorização da engenharia catarinense. Nascido em 27 de abril de 1930 em Monte Azul Paulista, São Paulo, Olavo Fontana Arantes fez carreira como engenheiro civil em Santa Catarina. Depois de quase quatro décadas de experiência como engenheiro e diretor técnico de empresas da área de construção, incluindo a Ceisa e a Planel, Olavo participou, em 1995, da fundação da Bautec Construções & Incorporações Ltda. Participou da construção e ampliação de 12 hospitais, 32 obras públicas, 14 obras comerciais, 5 hotéis e mais de 30 edifícios residenciais. Seu extenso currículo com cerca de 1,9 milhão de m2 em obras na capital, inclui os hospitais Celso Ramos e Joana de Gusmão, o Centro Integrado de Cultura (CIC), a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Ajudou a fundar e estruturar o SENGE e a Associação Catarinense de Engenheiros, além de ter atuado como conselheiro do CREA-SC. Foi um dos precursores do conceito do controle de qualidade na construção civil e, para isso, pesquisou e introduziu novas tecnologias nos canteiros de obras. Em 2001 o empresário foi o vencedor do Grand Prix da Construção Civil, por ter sido o profissional que mais edificou em Santa Catarina. Foi premiado pelo CREA-SC e Senge pelo mesmo motivo. 

 

Gelásio Gomes – Graduado pela UFSC em Engenharia Civil (1978) e Engenharia de Segurança do Trabalho (1993). Licenciado pleno em Construção Civil, Hidráulica e Desenho Técnico, pela  UDESC (1985). Nascido em 14 de abril de 1949 em Tubarão/SC, atuou na área administrativa do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina – DEINFRA-SC e no Banco Regional de Desenvolvimento – BRDE. Engenheiro e Diretor da Área Habitacional no Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina – IPREV. Professor no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina – IFSC. Presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais dos Estados de Santa Catarina e do Paraná – CredCrea (desde sua criação em 18 de dezembro de 2002 até os dias atuais); Vice-Presidente da Cooperativa Central de Crédito Urbano – Cecred. Sócio benemérito da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE por ter exercido por mais de 10 anos consecutivos cargos efetivos na Diretoria Executiva e Conselho Diretor, onde atualmente é Diretor Conselheiro – Gestão 2017/2020. Conselheiro suplente do Crea-SC. Presidente da Federação Catarinense de Engenheiros (Fecaeg). Conselheiro da Federação Brasileira de Engenheiros (Febrae). Diretor-geral da Caixa de Assistência de Santa Catarina – Mútua-SC. Participação com pôster técnico no 13º Congresso Internacional de Ergonomia em Tampere, Finlândia. Eleito profissional do ano em SC pela ACE em 2007. Sócio honorário concedido pela Associação Regional de Itajaí (AREA-IT) em reconhecimento aos serviços prestados.

 

Conheça todos os homenageados

MEDALHA DO MÉRITO

Engenheiro Eletricista Fernando Antônio Gonçalves Alcoforado indicado pelo Crea-BA 
Engenheiro Civil Valdês Borges Soares indicado pelo Crea-PB
Engenheira Agrônoma Mariangela Hungria da Cunha indicada pelo Crea-PR
Geólogo Jorge Silva Bettencourt  indicado pelo Crea-SP
Engenheiro Agrônomo Olavo de Freitas Machado  indicado pelo Crea-AL
Engenheiro Civil Carlos Liberato Portugal indicado pelo Crea-MS
Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Gelásio Gomes indicado pelo Crea-SC
Engenheiro Eletricista Almir Lopes Fortes indicado pelo Crea-AM
Engenheiro Agrônomo José Simplício de Holanda indicado pelo Crea-RN
Engenheiro Civil Alexandre Duarte Gusmão indicado pelo Crea-PE
Engenheiro Militar Walmor Zeredo indicado pelo Crea-DF
Engenheiro Agrônomo César Rodrigues Viana  indicado pelo Crea-MA

 

LIVRO DO MÉRITO

Engenheiro Civil Horácio Lucateli Costa Brasil indicado pelo Crea-BA
Engenheiro Eletricista Carlos Van indicado pelo Crea-RJ
Engenheiro Químico e Geólogo João José Bigarella indicado pelo Crea-PR
Engenheiro Civil Antônio Mário Mafra indicado pelo Crea-AL
Engenheiro Civil José D’arimatea Fernandes indicado pelo Crea-RN
Engenheiro Civil Alfredo Nimer indicado pelo Crea-MS
Engenheiro Civil Olavo Fontana Arantes indicado pelo Crea-SC 
Engenheiro Mecânico Euclides de Oliveira Leite indicado pelo Crea-AM 
Engenheiro Civil e Industrial Mecânico Almir Campos de Almeida Braga  indicado pelo Crea-PE
Engenheiro Mecânico Alberto Leite Barbosa Belchior indicado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica Industrial – FENEMI 
Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Bolbi Miranda do Nascimento indicado pelo Crea-MA
Engenheiro Civil e de Minas Joffre Mozart Parada indicado pelo Crea-DF

 

MENÇÃO HONROSA 

Itaipu Binacional 
Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP 
Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – Sobes

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.