Presidente Kita apresenta nova e-CAT no Colégio de Presidentes em Campo Grande (MS)

image_pdf

 

 

 

O presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, está entre os dirigentes do Sistema Confea/Crea e Mútua reunidos na última reunião do ano do Colégio de Presidentes, realizada nos dias 28 e 29 de novembro, em Campo Grande (MS). O evento debate temas como valorização profissional, fortalecimento do Sistema e ações de fiscalização.

 

Inovação e-CAT

 

Com foco na inovação dos serviços, o Crea-SC apresentou ao colegiado a e-CAT – Certidão de Acervo Técnico Eletrônica e gratuita, que agilizará o registro da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica no acervo do profissional, simplificando seu processo de comprovação. O novo serviço é pioneiro no Brasil dentro do Sistema Confea/Crea e a solicitação é realizada de forma rápida e online, com disponibilidade de acesso via gov.br, como explicou o presidente Kita Xavier. “É simples, ágil e seguro”, afirmou. Saiba mais sobre essa novidade.

 

 

O presidente Kita também apresentou informações sobre o CreaSummit, em Balneário Camboriu, evento com participação de mais de 2 mil pessoas, além de 83 empresas e startups na feira tecnológica; números da fiscalização; convênio com a Acate e dados sobre os programas CreaAcelera e CreaJovem.

 

Também participam pelo Crea-SC a 1ª Vice-presidente, Eng. Fernanda Vanhoni; o 2º Vice-presidente, Eng. Moacyr Deschamps Junior; o 2º Secretário, Eng. Silberto Provesi; o 1º Tesoureiro, Eng. Gilson Gallotti; o chefe de gabinete, Eng. Felipe Penter; e assessora da presidência, Jorn. Claudia de Oliveira.

 

Abertura

 

A abertura contou com a presença do presidente do Confea, Vinícius Marchese, que enfatizou o crescimento acima da média de Mato Grosso do Sul, apoiado por políticas como a garantia do salário mínimo profissional aos engenheiros até 2026. Representantes locais, como o vice-governador José Carlos Barbosa e o deputado estadual Renato Câmara, destacaram a relevância da engenharia no cenário de investimentos do estado.

 

Foi firmado também, o protocolo de intenções para a 4ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, que acontecerá em dezembro, abordando indústrias de celulose e usinas fotovoltaicas no estado. A iniciativa busca padronizar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta entre os Creas e o Confea.