Pavimento verde será tema de curso em Florianópolis

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Deinfra e ABCP promovem ação em conjunto para ajudar na especialização do setor


              A expansão do uso do pavimento de concreto no Brasil aponta para a necessidade de especialização do setor na aplicação tecnologia, que além de ser ideal para rodovias, corredores urbanos e vias de tráfego pesado e intenso, também é sinônimo de solução sustentável. Por conta disso, acontece no próximo dia 09 de agosto, em Florianópolis, o curso “Pavimento de Concreto” realizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, com o apoio do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra. As aulas serão na sede da autarquia, das 9 às 18 horas. As inscrições poderão ser feitas na Abcp Sul e SC, pelos telefones 48 9146 6714 (SC) e 41 3353 7426 (Sul). Mais informações acesse aqui.
            As apresentações sobre o sistema, sua execução, premissas de projeto, além do seu histórico, avanço tecnológico, competitividade e sustentabilidade serão dadas por especialistas, entre eles, o engenheiro Ronaldo Vizzoni, gerente de Infraestrutura e líder do Projeto de Pavimentação da ABCP; Carlos Roberto Giublin, engenheiro e mestre pela Universidade Federal do Paraná; Marcus Dutra de Carvalho, engenheiro civil e autor de mais de 70 trabalhos e artigos técnicos publicados no Brasil e no Exterior e líder do Núcleo de Especialistas em Pavimentação da ABCP e Rubens Curti, engenheiro civil da área de tecnologia da ABCP com atuação em tecnologia de concreto e argamassa.
            O curso é destinado a engenheiros, professores, consultores, construtores, projetistas, empresas de serviços de concretagem, fornecedores de equipamentos, produtos e serviços para infraestrutura, profissionais de órgãos públicos e da iniciativa privada ligados ao rodoviarismo e obras viárias municipais.
 
REALIDADE DE FLORIANÓPOLIS
 
            Hoje, de acordo com o engenheiro Alex Maschio, gerente da regional sul da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, a realidade de Santa Catarina e as obras em fase de projeto (BR 280, BR 470 e Anel Viário de Florianópolis) poderiam ter o pavimento de concreto como uma solução viável e adequada para alguns trechos.  “Em função do tráfego intenso e concentrado que estas vias apresentam e com a realização dos estudos de solo e consequentes dimensionamentos e análises de vida útil (longo prazo), certamente a tecnologia poderá se apresentar competitiva" declara Maschio.
            Entre as vantagens de aplicação do sistema estão: maior durabilidade, ou seja, menos intervenções na pista, menos manutenção, melhor visibilidade (devido a sua cor mais clara) e menor distância de frenagem, colaborando para a diminuição do número de acidentes. Com a utilização do pavimento de concreto, há também uma economia de combustível para caminhões de, em média, 11%, segundo estudo da Arizona State University (EUA). Além disso, de acordo com o Banco Mundial, cada dólar investido em uma estrada de concreto corresponde a uma economia de três dólares em custo operacional.

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