Palestra provoca reflexão sobre o reuso da água

A Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (SEAI), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e a Unoesc Xanxerê debateram, recentemente, o tema “A Revolução do Reuso da Água” em palestra proferida pelo Eng. Quí. Alexandre Bach Trevisan. Participaram do evento, além de profissionais da área, acadêmicos dos cursos de engenharia civil, agronomia, arquitetura e urbanismo e ciências biológicas da Unoesc Xanxerê.

Graduado e mestre pela UFSC, Alexandre Trevisan é conselheiro do CREA-SC, atua há mais de dez anos como engenheiro da Casan, além de fazer parte da organização do Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan). Segundo ele, nos últimos anos tem sido mais frequente os eventos de falta de água nas grandes cidades como São Paulo, Johanesburgo, Sydnei, Los Angeles, Cidade do México, entre outras.

Este fato, associado ao cenário de mudanças climáticas, permite aos profissionais do setor observar os esgotos como uma possível fonte de abastecimento aumentando a resiliência dos sistemas de água. Dar um uso adequado aos diferentes tipos de água, considerando suas características e garantindo a utilização das fontes para fins mais nobres, é um desafio do presente.

A esse novo movimento algumas organizações internacionais já estão utilizando o termo “Reuse Revolution”, para tratar dos novos paradigmas relacionados ao bom uso dos recursos hídricos.

— Na palestra foram abordadas questões conceituais do reuso, suas incongruências, necessidade e reflexões para que os acadêmicos e toda sociedade possa se inserir nessa revolução — destaca o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Fabio Luiz Gehlen.

Fonte: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/palestra-provoca-reflexaeo-sobre-o-reuso-da-agua

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.