Natal recebe 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes

image_pdf

 

Iniciou na segunda-feira, 17, em Natal, Rio Grande do Norte, a 4ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes. A abertura foi realizada pelo vice-presidente do Confea, conselheiro federal de Santa Catarina, eng. eletric. Evânio Nicoleit que agradeceu a receptividade por parte da presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa. Ele afirmou que a reunião do Colégio de Presidentes e é um dos fóruns consultivos que representam 1 milhão e 200 mil profissionais e 300 mil empresas do Sistema Confea/Crea.

 

Participaram do encontro o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. do Trab. Kita Xavier e a vice-presidente, Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni, o 1º Secretário do e conselheiro Eng. Civil Adilson Pinheiro, o chefe de gabinete, Eng. Agr. Felipe Penter e o assessor de planejamento e qualidade, Rhuan Bittencourt.

 

Em seus informes, Nicoleit destacou o “momento de celebração da primeira eleição geral pela internet”, em 17 de novembro, em processo que contou com a realização de três seminários eleitorais, além dos últimos preparativos para a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada no próximo mês, em Gramado-RS. “Será um sucesso”, afirmou, informando que já há 3.869 inscrições efetivadas e a expectativa de receber 5 mil participantes. Evânio ressaltou ainda o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

Coordenador do Colégio de Presidentes, o engenheiro agrônomo Ulisses Filho, presidente do Crea-PI, considerou a importância do atual momento para a Engenharia. “Um dos elementos que dificultavam investimentos no Brasil era a Reforma Tributária. Acreditamos que poderemos ampliar os investimentos no Brasil. Existem sinais como o Programa Minha Casa, Minha Vida, o crédito agrícola e ações na mineração. Vamos nos incluir nesse processo. A perspectiva de melhoria é muito boa. A perspectiva de energia renovável é uma realidade no Nordeste. É importante que estejamos próximo dessas discussões para que possamos sentir o benefício que está chegando à região, fazendo o elo entre a tecnologia e a sociedade”, destacou na abertura do encontro.

 

Na programação do segundo dia da reunião a proposta apresentada pelo Creasul que solicitava a ratificação da Proposta de Resolução aprovada pela Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia Civil, no mês de julho, que pretende substituir as resoluções 310/1986 e 447/2000 foi colocada em pauta e aprovada por unanimidade.

 

“Apresentamos uma proposta de valorização das profissões da engenharia ambiental e engenharia sanitária ambiental para unificar as resoluções 310 e 447 possibilitando maior oportunidade para todos os profissionais da área”, ressaltou o relator da proposta, presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. do Trab. Kita Xavier.

 

-> Vídeo: Presidente do Crea-SC, Kita Xavier, celebra a aprovação da proposta

 

Galeria de fotos: