Comissão de Valorização Profissional do Crea-SC realiza live sobre “Segurança de Barragens”

image_pdf

 

A Comissão de Valorização Profissional do CREA-SC está desenvolvendo um ciclo de capacitação para tratar de temas que trazem inovação tecnológica aplicada por profissionais do Sistema Confea/Crea. O evento inicial será na próxima quarta-feira, 28, às 19h, uma live transmitida pelo Youtube do Conselho com o tema “Segurança de Barragens”.

 

Os facilitadores serão o Geólogo Abdel Hach e o Eng. Civil Rogério Bonini Ruiz, que iram compartilhar experiência na aplicação de tecnologia avançada na segurança de barragens. A mediação será do coordenador da Comissão de Valorização Profissional e Coordenador Adjunto da Câmara Especializada em Engenharia Civil, Eng. Civil Adilson Pinheiro, professor doutor da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

 

Segurança de barragem diz respeito à manutenção da sua integridade estrutural e operacional e a preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente. Nos últimos anos, dois eventos catastróficos com rompimento de barragens geraram significativos impactos sociais, econômicos e ambientais, que foram determinantes na alteração da Política Nacional de Segurança de Barragens estabelecida pela Lei n. 12334 de 2010, alterada pela Lei n. 14066 de 2020, tema que será abordado durante o encontro virtual.

 

Sobre os facilitadores

 

Geólogo Abdel Hach, formado pela UFPR, Mestre em engenharia (Geotecnia) pela EESC/USP. Especialista em: Emergências ambientais, Perícia e auditoria Ambiental, Pesquisador independente na UNEP/ONU (Paleoclimatogia, Desatres naturais, acidentes rodoviários com PP) desde 2003. Professor Universitário curso de engenharia Civil – UniCuritiba/PR, Professor de Pôs Graduação em segurança de Barragens – UFP. Conselheiro do CREA/PR, Membro do GT de Barragens como Consultor técnico junto ao CONFEA (2019-2020), Membro consultor técnico na Comissão temática de Recursos minerais (2021-atual), membro da comissão de segurança de barragens junto a defesa Civil Estadual (2020 – atual). atua na área de geologia/Geotecnia no Brasil e exterior desde 1996. Ele abordará a Lei 14066 de 2010 e barragens de Rejeitos

 

Eng. Civil Rogério Bonini Ruiz, formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1981), mestre em Engenharia Civil pela PUC/RJ, Doutorado em Ciências Experimentais pela Universidade de Burgos/Espanha, especialista em Estruturas na USP/SP (1985); Informática na UEPG/PR (1986), Centrais Hidrelétricas pela UNIFEI/MG (2014) e Metodologia de Ensino pelo UNICENTRO/PR e UNICAMP/SP (1992), foi docente na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO – PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR e Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – Itajubá – MG. Atualmente é Engenheiro de Projetos de Geração, da ELETROBRAS ELETROSUL. Ele abordará o estado da arte em Segurança de Barragens.

 

Serviço

O quê: Live Segurança de Barragens
Quando: 28/7, às 19h
Onde: www.youtube.com/creasc