Gestão financeira no mundo cooperativista, medidas e soluções que facilitam, e o relacionamento que faz a diferença

Fazer a diferença na vida das pessoas,
esse é o objetivo dos 111 colaboradores da
CredCrea todos os dias. E num momento tão
delicado para a economia do país, todos estão
ainda mais dedicados nessa missão.
Diversas medidas vêm sendo tomadas
desde o início da pandemia, afim de minimizar os
impactos aos 20 mil cooperados, possibilitando
que mantenham a saúde financeira de suas
famílias e empresas.

Entre as ações de ampliação de crédito facilitado, a redução de juros nas linhas de crédito;
R$ 3,8 milhões de reais disponibilizados em limites de cartão de crédito; R$ 4,5 milhões de reais em
contratos de prorrogação de vencimentos para mais de 400 pessoas físicas e mais de 300 empresas
beneficiadas com essa solução.

Na segunda-feira, 14/04/2020 mais uma medida para empresas cooperadas passou a
vigorar, uma linha de crédito voltada para o pagamento de salários nas empresas cooperadas, uma
solução visando manter milhares de empregos no setor da construção civil. Essas linhas de crédito
são válidas também para novos cooperados.

E as medidas para minimizar os impactos da pandemia na vida dos cooperados não param
por aí. Disponibilizar as linhas do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado,
destinado as pessoas físicas, microempreendedores e empreendedores individuais; Isentar a
alíquota de IOF de novas operações de crédito contratadas, no período entre 03/04/2020 a
03/07/2020; Prorrogação automática da validade dos cartões Ailos de validade nos meses de março,
abril, maio e junho para 31/07/2020; Aumento dos limites para transações nos canais eletrônicos
de atendimento, são medidas que facilitam a gestão financeira dos profissionais cooperados da
CredCrea.

Durante 21 dias a cooperativa ficou sem atendimento presencial, devido decretos
governamentais que mantiveram as portas dos pontos de atendimentos fechados, para manter as
pessoas em quarentena. Durante esse período os colaboradores trabalharam em sistema de home
office, mantendo o relacionamento com os cooperados, identificando necessidades e soluções para
facilitar a vida e a gestão financeira de seus associados. Um diferencial que permeia o universo
cooperativista, que tem entre seus princípios, o dever de conduzir-se para o desenvolvimento
equilibrado das próprias comunidades, e para o bem-estar do universo no qual está inserido seus
associados (membros).

A partir da liberação governamental para reabertura dos postos de atendimento, a CredCrea
retomou os atendimentos presenciais, com todos os cuidados e seguindo as orientações de saúde
que visam reduzir os riscos de contágio do Covid-19, está atendendo as pessoas do grupo de risco
em horário exclusivo, reduziu o horário de atendimento e restringiu as operações presenciais, atendendo nesse momento apenas aquelas não realizadas por seus canais digitais. Uma medida que
visa proteger seus colaboradores, cooperados e a comunidade em geral.

A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais do CREA dos Estados de Santa
Catarina e Paraná – CredCrea, surgiu da união de um grupo de 33 profissionais da área tecnológica,
que viram a necessidade de ter acesso a serviços financeiros com condições atrativas e diferenciadas
do mercado. O resultado desse trabalho não poderia ser outro: a Cooperativa tornou-se a maior
instituição financeira em número de associados que atende os profissionais do sistema
CONFEA/CREA/CAU. Com atuação nos estados de Santa Catarina e Paraná, conta com 20 mil
cooperados e mais de R$ 298 milhões de ativos.