Fiscalização da inspeção de máquinas e descarte de resíduos em estabelecimentos

 
O CREA-SC recebeu hoje, 24.07, o presidente do CRO – Conselho Regional de Odontologia, Odont. Murilo Rosa, para esclarecer sobre as ações de conscientização e orientação da fiscalização relacionadas a manutenção de equipamentos, máquinas, ar condicionado e descarte de resíduos nos consultórios. O Conselho mantém parcerias com a Vigilância Sanitária e Ministério do Trabalho verificando em suas visitas de rotina a indústrias, estabelecimentos comerciais e de saúde, como consultórios, postos, hospitais e shoppings, a responsabilidade técnica profissional. É orientado sobre a importância dos serviços serem realizados por profissionais habilitados, além de informado aos órgãos competentes quando o prazo de manutenção e inspeção dos equipamentos está vencido. 
 
Participaram da reunião o presidente do CREA, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, o Gerente Geral do CRO, Eduardo Laurindo Machado, o Chefe de Gabinete do Conselho, Eng. Agr. Nelton Baú, o Gerente Adjunto de Fiscalização do CREA, Carlos Silva, o agente fiscal Sandro Marcus Ernest e o colaborador e pregoeiro Alexandre Laibida.
 
O CREA ressaltou que nas visitas são observados os itens: coleta de resíduos, de acordo com Instrução Normativa nº 58 da Fatma, que deve ser realizada por engenheiro sanitarista, ambiental, civil ou químico; manutenção de equipamentos – Lei federal 13.589/18 (engenheiros eletricista e mecânico); manutenção ar condicionado – Portaria 3523/98 Anvisa (engenheiros mecânicos) e a existência do LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – Instrução Normativa 99/2003  (engenheiros de segurança do trabalho). 
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.