Evento da AEMVI apresenta as oportunidades do cooperativismo e os programas do Conselho
A Associação de Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (Aeamvi), em parceria com a Cooperativa Credcrea promoveu evento aos associados, com a participação do CREA-SC e da Mútua-SC. Durante o encontro, foram apresentando as ações e programas estendido aos profissionais. Presença do presidente da AEAMVI, Eng. Ewerson Lombardi e do diretor Eng. Lênio Jeremias.
Em sua palestra, o presidente da Credcrea, Gelásio Gomes, esclareceu sobre as oportunidades do cooperativismo e como as cooperativas impactam na vida da população, retornando investimentos nas respectivas regiões.
A diretora financeira da Mútua-SC, Eng. Roberta Maas dos Anjos apresentou os benefícios financeiros e sociais proporcionados pela Caixa de Assistência dos Profissionais.
Representando o CREA-SC, o assessor da presidência, Dr. em Engenharia de Produção, Eduardo Bridi abordou os programas e ações do Conselho, principalmente na área de incentivo à inovação e ao empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, orientação e capacitação em parceria com SEBRAE e outras entidades.
Ações e Programas do CREA-SC
O Programa Crea Acelera visa impulsionar a produtividade e crescimento de empresas e empreendedores registrados. Outra iniciativa é o Programa Crea Jovem, direcionado aos profissionais recém-formados. Já o Programa de Inovação, fomenta o empreendedorismo conectando ideias e projetos.
Na área de educação, a Unicrea Universidade Corporativa, fomenta a capacitação dos profissionais com mais de 210 cursos gratuitos e o Programa CreaJr, tem como objetivo aproximar o Conselho das instituições de ensino e fomentar a formação de novas lideranças na Engenharia.
Em 2024, o Conselho destinou R$ 4 milhões em investimentos através dos editais de patrocínio visando à realização de cursos e eventos técnico-científicos pelas entidades e instituições catarinenses.
O assessor deu destaque também para a criação do Comitê Consultivo Empresarial, órgão que reúne representantes de empresas e entidades para discutir estratégias e ações que beneficiem os profissionais e o mercado, promovendo um diálogo construtivo e colaborativo com o setor empresarial.
Entre outras ações, Bridi citou também o acesso gratuito às Normas da ABNT, um projeto pioneiro de Santa Catarina que foi estendido a todos os Creas do país; os ambientes colaborativos e de coworkings, com objetivo de estimular a inovação e o empreendedorismo; e o Clube de Vantagens, com mais de 25 mil empreendimentos cadastrados com descontos e cashback.