Equipe da UFSC conquista recorde sul-americano de eficiência energética na Shell Eco-marathon Brasil 2024

image_pdf

A E3 é composta por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Controle e Automação

 

A Shell Eco-marathon Brasil 2024 realizada entre 28 e 30 agosto deste ano, no Pier Mauá no Rio de Janeiro, reuniu equipes da América Central e Sul, totalizando mais de 500 estudantes. O evento convoca estudantes de ensino médio e universitário para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética em 3 categorias: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio.

 

Neste ano, a equipe vencedora na categoria de Bateria Elétrica é catarinense e vem diretamente da Universidade Federal de Santa Catarina, a Equipe de Eficiência Energética (E3 UFSC). Já tendo participado de edições anteriores na categoria de combustão interna por gasolina e ganhado 3º, 2º e 1º lugar, consecutivamente, nos anos de 2016, 2017 e 2018, a E3 decidiu pouco antes da pandemia mudar para bateria elétrica, buscando novos desafios e inovações.

 

Com a mudança, chegou o novo recorde. Baseado em variadas pesquisas na área de eficiência por bateria elétrica, a equipe enxergou a possibilidade de trabalhar com um regime de eficiência bem maior do que comparado com carros a combustão, alcançando então o recorde sul-americano de eficiência energética com 381 km/kWh, que equivale a 3000km/l e mostra a eficiência em comparação com os carros a combustão no Brasil que chegam a 716km/l em sua maior capacidade.

 

 

 

Conheça o CreaJr-SC, acesse AQUI

 

A E3 é uma equipe multidisciplinar e atualmente composta por alunos dos cursos de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, controle e automação, e é uma grande oportunidade para os universitários destas áreas crescerem e serem reconhecidos ao participar de competições e adquirirem cada vez mais conhecimento. Além disso, a equipe conta com apoiadores como o Programa Conexões Para Inovar da FEESC (Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para manterem a atuação.

 

Em conversa com o atual líder de projeto da E3, João Pedro Grolli de Andrade, estudante de engenharia mecânica, vemos como programas estudantis são importantes na formação e como transformam a mentalidade de jovens que sonham com a profissão. “A Shell Eco-marathon é uma oportunidade para me desenvolver como um grande engenheiro, me desafiando de maneiras que jamais pude imaginar, criando projetos inovadores, incentivando a pensar em como fazer mais com menos”, fala João. Ele completa: “A E3 me ensinou a ser perseverante e sempre tentar ser uma versão melhor de mim mesmo, tanto como pessoa quanto profissional, e a engenharia mudou minha visão de mundo, desde a solução de problemas até como me vejo no futuro. Minha perspectiva mudou graças a essas coisas, pude desenvolver habilidades que vão me ajudar pelo resto da vida”.

 

 

Como reconhecimento pelo novo recorde, a E3 UFSC foi premiada com 1.500 dólares e classificada para a etapa Américas da Shell Eco-marathon, que ocorrerá em abril de 2025, nos Estados Unidos. Mas, segundo o líder de projeto, no momento a equipe está estudando a possibilidade de seguir para a próxima etapa da competição, buscando apoiadores e fazendo orçamentos, pois depende de ajuda devido ao alto custo.