CREAjr-SC aproxima estudantes do Conselho Profissional.
Programa está em implantação no estado. Já foram estabelecido os critérios para eleição dos representantes acadêmicos no Estado (clique aqui)
O CREA-SC lançou este mês o CREAjr-SC, projeto que tem como principal objetivo aproximar os estudantes do Sistema Profissional. Estudantes e instituições de ensino estão sendo mobilizados em todo o estado com a implantação do programa em oito inspetorias regionais. Por meio de atividades desenvolvidas nas universidades, os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer temas relevantes à prática do exercício profissional. A implantação do CREAjr nos 27 estados do país é uma das prioridades do Confea em 2011 visando o processo de renovação do Sistema.
Com objetivo de divulgar o programa e definir as estratégias de implementação das ações em cada uma das regiões, a Assessoria de Capacitação Profissional do CREA-SC realizou reuniões envolvendo os colégios de inspetores regionais, diretores regionais, representantes das instituições de ensino, coordenadores de cursos, centros acadêmicos e estudantes. Os encontros aconteceram em Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Tubarão e Joaçaba.
Para aderir ao CREAjrSC, estudantes de cursos de nível superior e técnico das áreas de engenharia, agronomia, geografia, geologia, meteorologia, tecnólogos, técnicos agrícolas e industriais, devem se cadastrar através do portal do conselho, neste link. O site oficial do CREAjr-SC contendo todas as informações sobre a estrutura, composição e atuação do órgão e dos representantes em Santa Catarina estará em funcionamento a partir de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 48 – 3331-2051 ou email creajr@crea-sc.org.br.
Fórum jovem será destaque na 68ª SOEEA
De acordo com o Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann a meta do CREA-SC é estar com o programa definitivamente implantado e com os representantes eleitos até o mês de setembro, quando acontecerá a 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, de 27 a 30.09, no Centrosul em Florianópolis. Maior evento tecnológico do país, a SOEAA reunirá cerca de 3 mil profissionais e 500 estudantes da área tecnológica, muitos deles integrantes dos 22 CREAjr já implantados no Brasil. Os representantes das Comissões Acadêmicas Regionais do CREAjr-SC estarão participando da Semana com apoio do CREA-SC.
Um dos destaques será o Fórum Jovem, que terá a programação voltada especificamente aos estudantes da área, no dia 29.09. O Fórum contará com um Talshow com o tema Recursos Energéticos: Energia e desenvolvimento sustentável e os paineis Evolução tecnológica no Brasil e Crea Junior: Uma nova realidade.
Já confirmaram presença Ronald Martins Dausha, Diretor do C2I – Centro Internacional de Inovação; Reitor Reginaldo dos Santos, professor do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica; Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria; entre outros. (Veja em http://www.soeaa.com.br/ a programação completa da Semana).
Outra novidade será a participação do CREAjr na Exposoeaa – Feira Tecnológica com um stand onde serão apresentados os projetos do Prêmio Falcão Bauer da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do campeonato de Mini-baja da SAE.
O Coordenador Nacional do CREAjr e do Creajr-RR, Yuri da Silva Matos, afirma que a atuação do órgão teve crescimento expressivo em todo o país nos últimos três anos, passando de oito regionais em 2009, para 22 em 2011. “É nítida a aproximação e interação do Sistema com as instituições de ensino e com os estudantes por meio da atuação do CREAjr, não só no debate das questões relacionadas ao exercício profissional como em ações sociais que beneficiam diretamente a sociedade em todas as partes do Brasil, que é, inclusive, uma das missões do Sistema.”
Ele cita a participação dos estudantes juntamente com conselheiros e inspetores em projetos de construção de moradias para famílias de baixa renda, comissões municipais de prevenção de desastres naturais, desenvolvimento de laudos técnicos e perícias, entre outros.
Objetivos do programa
O CREAjr-SC tem como objetivo principal promover a interrelação participativa entre o Conselho e os estudantes de cursos superior e técnico fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea com foco na valorização e inserção profissional na defesa e no desenvolvimento da sociedade. O Assessor de Capacitação Profissional do CREA-SC e coordenador do projeto, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, explica que cada inspetoria é responsável pela implantação do CREAjr-SC na sua região com suporte total do Conselho. O projeto está sendo implantado em oito inspetorias, mas poderá ser expandido gradativamente para as demais.
Após a adesão dos estudantes, serão eleitos os representantes acadêmicos e os coordenadores das comissões acadêmicas em cada uma das regiões e também no Estado. “Levamos ao conhecimento do colégio de inspetores e das instituições de ensino a proposta do programa e o material de divulgação contendo todas as orientações, bem como os benefícios que o Conselho estará estendendo aos estudantes”, esclarece Ari. Segundo ele, a finalidade do CREAjr-SC é buscar o envolvimento e a participação dos estudantes nas ações, atividades e projetos esclarecendo sobre a legislação do Sistema.
O CREAjr-SC será organizado em duas instâncias de atuação: Comissão Acadêmica Estadual (CAE), instância superior composta por um representante de cada uma das Comissões Acadêmicas Regionais (CAR), segunda instância de atuação, que serão compostas por todos os membros dirigentes das modalidades acadêmicas das Instituições de Ensino presentes na região geográfica da respectiva Inspetoria Regional do CREA-SC.
Expectativas dos estudantes
O projeto vem obtendo boa aceitação e gerando expectativas nos estudantes e instituições de ensino inicialmente envolvidos. Em algumas regiões a divulgação já está sendo levada para dentro das universidades através de eventos que incluem a discussão sobre o CREAjr-SC na programação. É o caso da FURB – Universidade Regional de Blumenau, que organizará um encontro envolvendo professores e estudantes dos cursos da área tecnológica para debater a atuação do órgão nas instituições de ensino da região.
O conselheiro do CREA-SC, Eng. Ftal. Dagoberto Stein de Quadros, Diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Furb fala sobre a importância do projeto: “Fico muito feliz por poder apoiar este que talvez seja o maior projeto do CREA-SC. Todos temos que apoiar o Creajr-SC e a formação de lideranças no berço do nosso Sistema, que são as escolas. Além de formar líderes, este projeto ajudará a estreitar a relação do Conselho com nossas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e tenham certeza, no Centro Tecnológico da FURB faremos a coisa acontecer”.
O engenheiro ingressou em 1981 no Curso de Engenharia Florestal da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria e em 1983 foi eleito representante dos estudantes junto ao CREA-RS, participando de inúmeras reuniões. “Após mais de 25 anos de labuta em nosso Sistema, confesso que sem sombra de dúvidas aprendi muito, principalmente em como defender minha profissão, meu sistema profissional e claro, o desenvolvimento de meu país através da construção de uma sociedade melhor.”
Os encontros realizados no estado esclareceram sobre o regimento, funcionamento e procedimentos para adesão dos estudantes. Também foram debatidos temas que estarão pautando as ações do CREAjr-SC nas diferentes instituições de ensino de acordo com a realidade e peculiaridades de cada região.
O formando em Engenharia Civil da Unisul Campus de Tubarão, Túlio de Freitas Zamparetti Garcia, participou do encontro realizado na Inspetoria de Tubarão, no dia 15.06. Presidente do Centro Acadêmico do Curso e Diretor do DCE do Centro de Ciências Exatas, ele acredita que o CREAjr-SC vai contribuir significativamente para esclarecer e orientar os estudantes sobre a legislação e o exercício profissional em diferentes assuntos, desde uma simples impressão de ART até questões mais complexas relacionadas à atribuição profissional, cursos de especialização, mercado de trabalho e outros.
“Acho importante o envolvimento dos Centros Acadêmicos no processo de divulgação do programa visando a participação e envolvimento mais expressivo dos estudantes. As abordagens devem ser diferenciadas para os alunos das fases iniciais que estão mais abertos e receptivos aos novos projetos, daqueles que se encaminham para a formatura e que têm a necessidade maior de informações sobre o exercício profissional responsável, legislação e mercado de trabalho.”
Siga o CREAjr-SC no twitter: www.twitter.com/creajrsc
Adicione o CREAjr-SC no seu Facebook: creajrsc




Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!