CREA-SC sedia 220ª Reunião Plenária do Consema
Encontro debateu os desafios e oportunidades da descarbonização. Tema foi apresentado pelo presidente da SCGÁS, Otmar Josef Müller
A Reunião Plenária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) foi realizada nesta sexta-feira (1), no auditório do CREA-SC, em Florianópolis. A vice-presidente do CREA-SC e também vice-presidente do CONSEMA Eng. Fernanda Vanhoni, marcou presença juntamente com o secretário de estado do meio ambiente e economia verde Dr Guilherme Dallacosta.
A reunião abordou pautas para o desenvolvimento ambiental e sustentável do estado. O diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Josef Müller, apresentou o tema “Descarbonização: Desafios e Oportunidades”, destacando as ações da companhia para reduzir as emissões de carbono e explorar alternativas sustentáveis para o setor energético em Santa Catarina.
Entre outros temas estão as Resoluções 259 e 260, que atualizam as diretrizes das Resoluções 250 e 251, ambas de agosto de 2024, visando aprimorar o monitoramento e a regulamentação de atividades com impacto ambiental.
Também a Resolução 261, que amplia as competências do município de Trombudo Central, conferindo-lhe a responsabilidade pelo licenciamento ambiental de atividades locais de nível III em complexidade. A medida visa descentralizar e agilizar os processos de licenciamento, respeitando a peculiaridade de impactos ambientais locais.
A vice-presidente do Crea-SC, Eng. Fernanda Vanhoni, disse que o CREA-SC está comprometido com iniciativas que promovam o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “A atuação do Consema é fundamental para garantir que novas regulamentações estejam alinhadas aos desafios locais e estaduais, como a “descarbonização”, tema apresentado pela SC-GÁS”.