CREA-SC reúne-se com presidente do Sinaenco e diretores de empresas de Engenharia
Discutir a questão do Acervo Técnico, Salário Mínimo Profissional e a atualização das leis do Sistema Confea/Crea foram temas da reunião de ontem, dia 22, entre o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, a presidente do Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, Adv. Tamara Teixeira Aragão Oliveira e diretores de empresas associadas ao sindicato. Participaram também pelo Conselho o Chefe de Gabinete, Eng. Agr. Felipe Penter, o Superintendente, Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini e o Assessor de Relações Institucionais, Eng. Civil Flávio Schäfer.
Os representantes do sindicato solicitaram apoio do CREA-SC para implementação urgente do Projeto de Lei 4.253/2020, aprovado pelo Plenário do Senado no último dia 10, que cria um novo marco legal para substituir a Lei 8666/93 de Licitações, a Lei do Pregão e o Regime Diferenciado de Contratações, ressaltando a importância de que serviços de engenharia são considerados de intelecto e não contratados através de pregão.
Outro assunto debatido foi a questão de projetos pela plataforma BIM exigidos em alguns processos licitatórios, e a necessidade de preparar profissionais nessa área para atender a demanda do mercado. O superintendente Pellegrini ressaltou que o CREA-SC tem interesse em reativar o convênio com o IBRAOP – Instituto Brasileiro de Auditorias de Obras Públicas para realização de palestras, cursos e eventos de engenharia, principalmente em obras públicas, incluindo a orientação sobre projetos em BIM.
O presidente Kita definiu a composição de um GT com representantes do Sinaenco e do CREA-SC para discussão dos temas abordados durante a reunião e ressaltou que uma das metas da sua gestão é agilizar os serviços prestados aos profissionais e empresas de engenharia, informatizando os procedimentos e inovando os equipamentos de trabalho. O diretor da Nova Engevix, Eng. Civil Fernando da Silva Schmidt destacou que Santa Catarina é o Conselho mais ágil na emissão do Acervo Técnico e que a CAT possui credibilidade perante os processos de licitação no país, ressaltando que a solicitação online facilitou muito o trabalho dos profissionais.
A presidente do Sinaenco informou que representa centenas de empresas no estado de engenharia nas áreas de planejamento, pesquisas, projetos, supervisão, consultoria, entre outros, e se colocou à disposição do CREA-SC para parcerias e debates nas áreas técnicas.