CREA-SC realiza fiscalização de impacto de 26 a 28.08 na Grande Florianópolis

image_pdf

Ação teve foco na área da construção civil com a participação de 33 agentes fiscais. Foram realizadas 341 visitas e emitidas 200 notificadas. Os fiscais constataram ainda que 147 edificações estavam sem alvará da prefeitura
 

O CREA-SC realizou de 26 a 28.08 mais uma fiscalização de impacto direcionada para a área da construção civil na Grande Florianópolis. A ação envolveu a participação de 33 agentes fiscais do Conselho, sendo 10 da Inspetoria de Florianópolis e 23 das demais inspetorias do estado.

Na quarta e quinta-feira foram fiscalizadas obras e atividades de engenharia em São José, Palhoça, Sambaqui, Santo Antônio, Cacupé, Monte Verde, Lagoa da Conceição, Joaquina, Praia Mole, Barra da Lagoa, Campeche, Rio Tavares, Morro das Pedras, Armação, Pântano do Sul, Carianos e Ribeirão da Ilha. Na sexta-feira a fiscalização foi concentrada no Rio Vermelho, Santinho, Ingleses, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Vargem Grande, Jurerê e Daniela.

Segundo o gerente de fiscalização, Eng. Agr. Felipe Penter, foram visitadas 341 obras – 222 unifamiliar, 90 multifamiliar e as demais comerciais ou públicas – sendo 200 notificadas. Os fiscais constataram ainda que 147 edificações estavam sem alvará de construção e em 92 obras os trabalhadores nem sequer sabiam se havia ou não alvará. Outro dado preocupante é que em 83% os operários não utilizavam Equipamento de Proteção Individual – EPI. 

De acordo com o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, a ação respalda as notícias divulgadas recentemente pela imprensa sobre as construções irregulares – sem alvará da Prefeitura Municipal – sobretudo no Norte da Ilha.

O foco foi na área da construção civil e a obrigatoriedade de profissional habilitado e com registro no Conselho, com as devidas ARTs – Anotação de Responsabilidade Técnica referente a cada atividade. “Infelizmente o CREA-SC não tem poder de embargo das obras que estão irregulares perante o município,” esclarece. As áreas da Agronomia e da Industrial também foram fiscalizadas.

No sábado pela manhã, após a reunião do CDR – Colégio de Diretores Regionais, o presidente do Confea, eng. Civil José Tadeu da Silva e o presidente Kita Xavier fizeram a entrega oficial dos novos veículos aos fiscais que foram adquiridos com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu).


CRONOGRAMA FISCALIZAÇÃO

26/08 – Palhoça/ São José – 13h30 – Saída da ACE (Coqueiros)
27/08 – Norte/ Sul da Ilha – 10h – saída do CREA-SC (Itacorubi)
28/08 – Norte da Ilha – 8h30  – saída do CREA-SC (Itacorubi)
29/08 – Entrega dos Veículos – 8h – no CREA-SC(Itacorubi)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *