CREA-SC publica Relatório de Gestão 2018

O CREA-SC disponibiliza em seu portal o Relatório de Gestão do ano de 2018. Totalmente interativa, a publicação é direcionada aos órgãos de controle interno e externo, assim como aos profissionais e à sociedade. Elaborado em conjunto pelos gerentes de departamentos e assessores do Conselho, o material apresenta a síntese dos resultados e das ações realizadas que permearam as atividades de verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais. As demonstrações financeiras e contábeis apresentadas estão previstas na Lei nº 4.320/64 e pelas Normas Técnicas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, relativas ao exercício 2018, e refletem a adequada situação orçamentária, financeira e patrimonial do CREA-SC.

Destaques – Completando 60 anos em 2018, o CREA-SC registrou 4.233 novos profissionais, totalizando o número de 67.954, representando um aumento de aproximadamente 3% em relação ao ano de 2017. Foram gerados 63.353 relatórios de fiscalização, que percorreu cerca de 623.000 km em todo o estado em 1.109 diligências e atendimento a mais de 3 mil denúncias.

A utilização de um software de Business Intelligence – BI contribuiu e tem colaborado significativamente para a eficiência e efetividade das atividades de fiscalização do Conselho. Através da ferramenta é feito o acompanhamento em tempo real dos indicadores e números relacionados, proporcionando maior agilidade na verificação e programação de roteiro em todo o Estado, resultando em uma fiscalização cada vez mais inteligente e efetiva através da ciência de dados.

Foram registradas 339.101 ARTs, representando um aumento de 6,6% em relação ao ano anterior e emitidas 5.759 Certidões de Acervo Técnico – aumento de 14,6%.  Esse crescimento bastante expressivo é resultado da transformação digital da solicitação de Certidão de Acervo Técnico, cujo serviço a partir de dezembro de 2017 passou a ser 100% eletrônico e online, sem a necessidade de assinatura ou a presença do profissional para dar entrada ou retirar sua CAT.

Ao longo do ano foram registradas 2080 novas empresas, totalizando o número de 16426, representando um aumento de quase 8% em relação a 2017. Foi destinado às entidades de classe o valor de R$ 600 mil para realização de cursos e eventos de capacitação e qualificação profissional, através de chamamento público e acordo de cooperação técnica.

Outra prioridade do primeiro ano do atual mandato foi manter a estabilidade financeira reduzindo despesas e aprimorando a receita, mantendo o equilíbrio econômico para os próximos anos. Na parte de infraestrutura foram executadas reforma e manutenção das Inspetorias de Blumenau, Joinville, Criciúma, Jaraguá do Sul, Itajaí, São Miguel do Oeste, Florianópolis e São José. Também foi iniciada a reforma da sede, com área aproximada de 2.400 m2.

O relatório de gestão foi editado na forma de relato integrado e segundo as normas do Tribunal de Contas da União – Instrução Normativa nº 63/2010, Decisões Normativas nº 170 e 172/2018, Portaria TCU nº 369/2018 e em atendimento à Decisão PL-0064/2019 do Confea

Acesse a publicação na íntegra e verifique todas as realizações da gestão no ano de 2018.