CREA-SC prioriza ações de manutenção predial na sede e inspetorias e divulga Manual do Síndico

Os recentes fatos negativos ocorridos com edificações no Brasil, tais como o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, fazem-nos alertar para a importância da manutenção predial.Enquanto não existe legislação que obrigue a execução de manutenção preventiva, a durabilidade e conservação dos patrimônios público e privado ficam sujeitas à conscientização dos gestores em aplicar o procedimento.

O Programa de Manutenção Predial do CREA objetiva revisar e renovar diversas inspetorias no estado, aplicando manutenções corretivas e preventivas, além da construção da nova inspetoria de Xanxerê.

Atualmente está em andamento a reforma geral da sede no Itacorubi, visando o bem estar e segurança dos usuários e colaboradores, dando ampla manutenção na edificação e renovando ambientes e sistemas, com a aplicação de layout mais eficiente, criação de sala de datacenter e de um programa de geração de energia solar, com usina projetada na cobertura do edifício.

“Manutenção é coisa séria. Com esse princípio agregamos à obra de reforma da sede a formatação de nossos projetos na plataforma BIM (Building Information Modeling), tornando a tarefa preventiva e corretiva muito mais eficiente”, salienta o Coordenador de Serviços de Engenharia do CREA, Eng. Civil Eduardo Irani da Silva.

 

Manual do Síndico – Indo um pouco além de sua missão, o CREA-SC vem participando de workshops para divulgar o Manual do Síndico – http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/manual_sindico_2018.pdf – que indica os meios legais para executar obras de manutenção e reforma em condomínios.

“Com esta consciência sobre a importância da manutenção predial, esperamos contribuir para que os gestores entendam a necessidade de termos profissionais a frente destes serviços, contribuindo para a vida útil e segurança nas edificações”, diz Irani.