Crea-SC presente na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Conselho acompanhou as obras desde o início por meio da fiscalização e apoio técnico
O Crea-SC teve a honra de participar nessa sexta-feira, 9.08, da solenidade de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, considerado um marco histórico na infraestrutura rodoviária do país. São 50 quilômetros de extensão, com pistas duplas, quatro túneis duplos e seis acessos por trevos, um exemplo de engenharia e inovação projetado para melhorar a mobilidade urbana e fomentar o desenvolvimento econômico e social. A concessionária responsável é a Arteris Litoral Sul. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente Kita Xavier esteve presente na inauguração junto a assessores e o agente responsável pela fiscalização da obra, Juliano Nascimento. “O Conselho tem acompanhado o projeto desde sua concepção, e, durante todos esses anos, temos enfatizado a urgência da conclusão desta grande obra e sua relevância para a mobilidade urbana, economia e desenvolvimento de Santa Catarina. Fiscalizamos todas as etapas, participamos de reuniões, promovemos visitas técnicas e apoiamos os órgãos responsáveis, sempre com o objetivo de valorizar a atuação técnica,” afirma Xavier.
“Parabenizamos à concessionária, aos profissionais e empresas envolvidos, e especialmente, à toda a equipe de fiscalização do Conselho pelo excelente trabalho, em nome do fiscal Juliano, à frente das visitas, bem como a todos os gerentes do Departamento de Fiscalização do Crea-SC durante a execução da obra, em nome do Eng. Ingo Dal Pont Werncke, atual gerente do nosso DFIS”
Fiscalização Crea-SC – Desde 2012, as atividades de fiscalização do Crea-SC respaldaram a atuação técnica na obra. Foram documentadas 148 visitas, gerados mais de 1.200 relatórios de fiscalização, analisados mais de 650 contratos, envolvendo cerca de 680 profissionais do sistema, além do registro de mais de 2.700 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). O resultado do trabalho será publicado em breve no livro “A Fiscalização da Engenharia e Geociências – Obra do Contorno Viário de Florianópolis”, de autoria do fiscal Juliano Nascimento.
Nome do Contorno em homenagem ao profissional eng Álvaro Pitta
O Conselho indicou junto à Ace, Fiesc, Acif, Aceop e Comdes, que o Contorno Viário seja denominado “Eng. Civil Álvaro de Siqueira Pitta”, profissional com extenso currículo no setor de infraestrutura no estado e trabalho ímpar pela valorização da área tecnológica. O documento sugerindo a nomeação do Contorno e assinado por todas as entidades foi encaminhado em junho ao senador Esperidião Amin, e referendado em reunião no Comdes no mês de julho. Nessa quarta-feira, 7.08 foi gerada moção do deputado José Milton Scheffer, aprovada na Assembleia Legislativa. A solicitação agora está com o senado.
O engenheiro, falecido em 2009, foi um dos fundadores do curso de Engenharia Civil da UFSC e se formou na primeira turma (1971). Em 2017, foi homenageado pelo Crea-SC com inscrição no Livro do Mérito, indicado pela Associação Catarinense de Engenheiros – ACE.
“Seria uma enorme satisfação e orgulho ver esta obra tão esperada levar o nome do engenheiro civil Álvaro Pitta, um ícone da engenharia catarinense. Associar seu nome a esta importante obra é reconhecer o valor da engenharia do nosso estado e o impacto duradouro de seu trabalho no desenvolvimento de Santa Catarina”, ressalta o presidente Kita.
Currículo – Nascido no dia 19 de outubro de 1946, em Ribeirão Claro, no Paraná o profissional dedicou sua vida à elaboração de grandes projetos no estado e na região sul. Em 1971, ele ingressou no DNER (atual DNIT), chefiou a residência de Pinhalzinho, sendo responsável pela obra da construção da BR-282, trecho Ponte Serrada-SãoMiguel do Oeste. Permaneceu no DNER até formar a empresa Iguatemi.
Em sua empresa, desenvolveu os trabalhos de projeto e fiscalização de praticamente todo o sistema viário da Hidrelétrica de Itaipu, entre 1986 e 1990, além do dimensionamento e fiscalização do pavimento da Avenida Juscelino Kubitschek, por onde trafegaram as turbinas da hidrelétrica.
Foram 25 anos de trabalho com o sócio. As atividades começaram com uma licitação ganha na Prefeitura Municipal de Florianópolis e prosseguiram por mais de duas décadas. A empresa chegou a ter 25 engenheiros e 350 funcionários. Seu campo de ação soma a extensão de 4.500 km de projetos, fiscalização e obras de restauração.
A carreira de Álvaro Pitta foi longa e exitosa, vale destacar alguns trabalhos como o projeto de drenagem do sistema viário do edifício-sede da Eletrosul, assim como o controle da terraplenagem e pavimentação. Ainda, a coordenação do projeto final de 12 vias urbanas de Florianópolis, entre elas, a avenida Mauro Ramos, entre diversas outras. O engenheiro faleceu em 4 de junho de 2009.
Confira algumas imagens da obra