Crea-SC presente em encontro da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema

image_pdf

Aproximar o parlamento das demandas das engenharias, agronomia e geociências é o objetivo da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, que reuniu lideranças esta quinta, 6.06 na Câmara dos Deputados, em Brasília. O Inspetor do Crea em Itajaí, eng. amb. Marcelo Mauri da Cunha representou o presidente Kita Xavier na reunião. O encontro foi articulado pelo presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese e pela presidente da Frente Parlamentar, deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO).

Entre os temas debatidos esteve o PL 1.024/2020, que reforma a Lei 5.194/1966 e promove, entre outras coisas, a federalização do Plenário do Confea, e prevê, ainda, um prazo legal para a efetivação dos registros de profissionais. Isso reduz a morosidade do processo, e torna mais célere o registro dos profissionais e empresas estrangeiros.

Para o inspetor Mauri, a recriação da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/CREA foi primordial para todo o setor, e a atução do Crea-SC foi primordial para isso. Ele ressaltou que o Conselho atua nesse sentido há bastante tempo, mobilizando deputados e senadores de Santa Catarina, pois entende que é necessário um debate contínuo sobre diversos temas de interesse do setor dentro do Congresso Nacional.

“O Sistema Confea/Crea e Mútua é uma estrutura muito grande para ter deficiência na articulação política. Nossa aproximação com o parlamento é fundamental”, disse Vinícius.

Saiba mais aqui.