CREA-SC participa da 75ª SOEA com apoio da Mutua

O CREA-SC participa de 21 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió (AL), da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), com apoio da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais. O evento que reúne cerca de 3 mil pessoas, inicia no noite do dia 21 com a solenidade de honrarias do Mérito e abertura da ExpoSoea. A delegação catarinense reúne cerca 115 participantes incluindo diretoria, diretores regionais, conselheiros, coordenadores do Colégio de Entidades Regionais e colaboradores.

Um dos destaques do estante catarinense será o Projeto Infravia, do conselheiro Eng. Civil Aloisio Pereira da Silva, que propõe a reorganização das redes de infraestrutura das cidades – (gás natural, água potável, sistema de combate a incêndio, telefone, TV a cabo, eletricidade iluminação pública), em um único sistema subterrâneo. O projeto será apresentado em realidade aumentada, por meio de um aplicativo desenvolvido em parceria com o Núcleo de Inovação SENAI/SC –Tubarão.  A Cartilha de Acessibilidade, o Manual do Síndico, a Cartilha de Engenharia Pública e o Catálogo Empresarial são outras publicações em destaque.

 

Debates têm como foco Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil

Neste ano, nomes de projeção nacional vão participar deste grande debate. O filósofo Clóvis de Barros Filho vai discorrer sobre o tema principal da 75ª Soea: “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, na terça-feira (22).  Já o professor Gil Giardelli, na quarta-feira (23), aborda sobre “A Quarta Revolução Industrial e a Transformação Digital”. Para o último dia do evento, na sexta-feira (24), está previsto o debate entre os presidenciáveis. Oportunidade para que os anseios das engenharias e geociências sejam compartilhados com os candidatos.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, destaca a importância dos debates da Semana para definir os rumos da profissão e do progresso do Brasil. “A engenharia brasileira tem que ser a locomotiva desse desenvolvimento. Ela é destaque internacional e temos que fazer valer essa importância e temos na Soea essa oportunidade.”, acredita o presidente do Confea.

As manhãs do evento serão dedicadas às palestras magnas, já no período da tarde, também os minicursos, seminários, mesas-redondas, apresentações do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2018) e reunião das entidades. Temas como equidade de gênero, submarino nuclear brasileiro, Tecnologia Bim, assistência técnica e crédito rural, acessibilidade, entre outros, vão ser debatidos pelos participantes da Soea.

Ao falar sobre os preparativos da 75ª Soea, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e de Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, reforçou o empenho para que o evento entre para a história do Sistema. “Queremos que essa Semana fique na memória dos participantes”, disse o anfitrião.

Entre as novidades de 2018, está a Praça da Inovação Tecnológica. O espaço interativo com os participantes da Soea será dedicado à divulgação de protótipos e outras formas de inovação na Engenharia e na Agronomia. A ideia é que, mediante inscrição na hora, em um espaço aberto com cadeiras, telão, computador e multimídia, o interessado possa apresentar suas ideias A apresentação deverá ter no máximo 15 minutos, acrescidos de 10 minutos de debates com a plateia. Amostras e folders do produto ou serviço também poderão ser utilizados para complementar a apresentação.

Nesta edição, a atuação feminina ganha destaque com um dia inteiro (23)  de palestras sobre o lugar da mulher nesse mercado de trabalho, até então composto – predominantemente – por homens. Entre as palestras estão: Igualdade Profissional na Engenharia e Agronomia, Empoderamento Feminino e Assédio Profissional, Igualdade Profissional na Engenharia e Agronomia, além da palestra  sobre  Agricultura 4.0 – A Revolução Digital no Agronegócio.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.