CREA-SC fiscaliza estruturas e locais dos eventos do Carnaval 2019 no estado


O CREA-SC realiza desde segunda-feira (25) até sexta-feira, a fiscalização dos locais e estruturas dos eventos do Carnaval 2019 nas diferentes cidades de Santa Catarina. O objetivo da ação é verificar os profissionais responsáveis e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), referentes aos serviços de engenharia. A fiscalização tem por finalidade  garantir a segurança dos foliões e evitar possíveis incidentes que possam ocorrer por problemas técnicos.

Nos diferentes locais são fiscalizadas atividades como montagem das estruturas de arquibancadas, camarotes, palcos e tendas, instalação elétrica de baixa tensão, geradores, sonorização, planos de evacuação e emergência, instalações de banheiros químicos, extintores, além da inspeção nos trios elétricos, carros alegóricos e carros de apoio.

 

 

 

 

Florianópolis – O carnaval de Florianópolis 2019 conta com uma programação intensa a partir de sexta-feira (28) até a próxima terça-feira, no Centro da Cidade e nos bairros, com blocos de rua e desfiles das escolas de samba.

 

De acordo com o fiscal José Roberto Brito, as principais vistorias foram de atividades como preventivo de incêndios, montagens de estruturas metálicas, aterramento, instalações elétricas e geradores. Ele explica que, para a montagem de estruturas, por exemplo, é necessário que o responsável técnico apresente as ART´s dos projetos e respectivos memoriais descritivos, assim como as anotações das execuções, incluindo os contratos firmados entre a realizadora  do evento e o profissional responsável.

 

As festividades iniciam na capital com o tradicional Enterro da Tristeza, no dia 28, na Praça da Antiga Rodoviária. Nos dias 2 e 3, acontecem os desfiles das escolas de samba, no Complexo Nego Quirido, iniciando às 17h15 com cinco escolas do grupo de acesso, seguido das seis escolas do grupo Especial.

 

Na Arena Central, na Avenida Paulo Fontes, serão vários eventos entre 1º a 4.03, iniciando na sexta com o sertanejo universitário de Thiago Brava; no sábado, Thiago Martins com samba e pagode; Turma do Pagode, no domingo; e por fim o tradicional Pop Gay, com Silvetty Montilla e Armário de Saia. O último evento será no dia 9.03, com o Quero Parar, Mas Não Consigo, no Complexo Nego Quirido.

 

 

Joaçaba e Herval do Oeste – Em Joaçaba e Herval Doeste, a fiscalização contou com três etapas. A primeira, na Avenida 15 de Novembro, local do desfile das escolas de samba. Serão quatro escolas em 2019 com participação de cerca de 1.500 integrantes. A segunda etapa na estrutura do Carnafolia, que acontece na Praça Roberto Trompowisky, em frente à Catedral, com a participação de blocos e, ainda, visita às escolas de samba, para verificação da montagem eletromecânica dos carros alegóricos.

 

Segundo o agente fiscal Joao Adair Kielling Filho, também foi encaminhado ofício à promotoria relacionando as exigências e atividades fiscalizadas pelo Conselho. O CREA-SC integra ainda a comissão de vistoria do carnaval 2019, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Prefeitura Municipal.

 

 

 

Itá – O agente fiscal Severino Milton Ramos fez a fiscalização do carnaval de Itá, na última terça-feira, relacionando todas as responsabilidades técnicas dos profissionais e ARTs, dos projetos e execução da montagem de arquibancadas, camarotes e tendas, além de sonorização, iluminação, aterramento elétrico, instalações elétricas e banheiros químicos.

 

A 16ª edição do Carnaval Náutico de Itá, inicia na sexta com música sertaneja da dupla João Neto e Frederico, no sábado haverá um desfile coletivo das escolas de samba, sem disputa entre as participantes. A banda Sabor do Som e grupo Tchê Garotos agitam os foliões na concha acústica.