CREA-SC e SEPLAN articulam parceria para projetos estratégicos no Estado

image_pdf

 

 

6ª Conferência Nacional das Cidades, cooperação técnica para capacitação de servidores e compartilhamento de informações para base de dados foram temas em debate

 

 

Nessa terça-feira (3), o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier e o coordenador da UNICREA, Eduardo Bridi, receberam o secretário de Estado do Planejamento (SEPLAN), Edgard Usuy e o diretor de Desenvolvimento e Gestão Territorial da SEPLAN, Luis Felipe Braga Kronbauer, na sede o CREA-SC, em Florianópolis. A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades foi um dos temas em debate.

 

A proposta é incentivar os profissionais do Sistema Confea/Crea a participarem dos eventos contribuindo com conhecimento técnico, com propostas para melhoria das cidades. Kita convidou a SEPLAN para participar da reunião de diretores regionais, no dia 13 de dezembro com o objetivo de divulgar a conferência e reforçar a importância do envolvimento e contribuição dos profissionais. A ideia é que os diretores repassem as informações para seus colegiados de inspetores em cada regional do estado.

 

 

Capacitação profissional e banco de dados

 

Outra iniciativa é a capacitação dos servidores municipais e estaduais que atuam na área técnica por meio de termo de cooperação institucional, incluindo SEPLAN, CREA, UNICREA e UFSC. Além disso, a troca de informações entre as instituições e a criação de um banco de dados para entender as demandas e prioritárias dos municípios. A proposta da Seplan é contribuir para a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDESC) e auxiliar na tomada de decisão entre sociedade e poder público.

 

O secretário Usuy ressaltou a importância da atuação conjunta entre sociedade, poder público e academia. “Para a SEPLAN, é fundamental essa triangulação, promovendo ações que direcionem a produção acadêmica com soluções para as cidades e benefícios para a sociedade.”

 

O presidente Kita disse que é fundamental atuar em parceria com projetos para a melhoria das cidades. “Queremos colaborar para fazer um grande BI que centralize todos esses dados. O CREA-SC pode contribuir de forma significativa com informações e conhecimento técnico”, reforçou.