Crea-SC e Defesa Civil alinham termo de cooperação técnica

image_pdf

 

 

Acordo coloca profissionais à disposição da defesa civil e valoriza responsabilidade técnica

 

O Crea-SC e a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) reuniram-se nesta quarta-feira, 19.06, para alinhar um Termo de Cooperação Técnica. O documento coloca os profissionais do Sistema Confea/Crea à disposição da sociedade para auxiliar em situações de emergências, desastres naturais, catástrofes e outros.

 

Uma das propostas é a promoção de cursos técnicos durante períodos sem calamidades para aprimorar as ações preventivas e respostas aos atingidos. As ações incluem a elaboração de um plano de contingência, mapa de recursos e plano de trabalho. Além disso, foi discutida a participação imediata do CREA-SC no Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC).

 

Estiveram presentes o diretor e coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Eng. Jackson Luiz Jarzynski, o assessor de relações institucionais, Eng. Flávio Schäfer, o gerente de operações da secretaria, Cel. Bm Aldrin de Souza, o assessor técnico, Geol. Matheus Klein Flach, Messias de Sousa Fernandes da Gerência de Operações e a Geol. Gabriela Bessa, assessora em Geologia.

 

“Essa parceria é não só possível, mas necessária”, destacou o Cel. Aldrin, destacando a importância do apoio técnico e da sinergia com o Crea-SC. “A defesa civil somos todos nós, e essa união é o caminho a seguir. O secretário, Cel. Fabiano, já reforçou a importância desse apoio e me delegou esta missão.”

 

O eng. Jarzynski enfatizou que os profissionais do Crea-SC atuam de forma voluntária, mantendo um alto padrão técnico, “o que é nosso diferencial”. Ressaltou que o Conselho abrange mais de 76 mil profissionais registrados em mais de 300 modalidades, com 30 inspetorias e postos de atendimento no estado, apoiados por uma frota de veículos utilizados pelos fiscais.

 

Para ele, essa diversidade de competências técnicas é fundamental e está à disposição do governo estadual e da sociedade. Jackson também destacou a estrutura sólida e a prontidão para ação do Crea-SC e lembrou que o presidente Kita Xavier reforça a importância de manter parcerias ao longo de várias gestões como parte de um plano de Estado e não apenas de governo.

 

O Eng. Schäfer salientou que o apoio do Crea-SC fortalece a atuação institucional junto aos órgãos responsáveis, focando em suas competências técnicas.

 

O geol. Matheus, lembrou que o Crea possui um banco de dados essencial com informações de voluntários, equipes, sedes e locais para suporte em diversas operações de emergência, informações essas que precisam estar disponíveis para os membros do GRAC para auxiliar em ações coordenadas.

 

Sobre o GRAC

O GRAC é constituído por representantes das Secretarias de Estado e das empresas de economia mista; da Marinha, Exército e Aeronáutica, cujos comandos se disponham a colaborar; da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros; do órgão representativo dos radioamadores, das empresas de economia mista do Governo Federal, dispostas a colaborar e de outros órgãos de interesse do Sistema Estadual de Defesa Civil.