CREA-SC apresenta iniciativas para jovens do Projeto Florescer na ACATE
Presidente Kita Xavier entregou homenagem ao professor e acadêmicos da UFSC que atuam no projeto durante evento Energy Show

Eng. Caroline Burtet falou sobre a importância da engenharia, agronomia e geociências
Transformar positivamente a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social é o objetivo principal do Projeto Florescer, organizado pela Vertical Energia da ACATE em parceria com o PET EEL (Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica) da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do CREA-SC e Prefeitura de Florianópolis.
Atualmente o projeto atende 20 alunos do Centro Cultural Anastácia com idades entre 14 e 17 anos. As aulas semanais oportunizam aprendizagem nas áreas de iniciação à robótica, primeiro emprego, além de visitas técnicas em centros de inovação e empresas locais.
Na última semana, a gerente regional Sul do Confea, Eng. Caroline Burtet, que coordenou o Programa CreaJr-SC e foi assessora de apoio as instituições de ensino, representou o CREA-SC num diálogo com os estudantes falando sobre a importância da engenharia, agronomia e geociências para a sociedade.
A engenheira esclareceu também sobre o papel e função do Conselho e sobre os programas desenvolvidos para os profissionais, empresas e estudantes. “Falamos sobre a importância das profissões, incentivando os jovens a cursarem o ensino superior e a conhecerem os cursos da área tecnológica,” comenta Caroline.
Também participou a acadêmica Amanda Bosquetti Mateus, coordenadora regional do CREAJr em Florianópolis.
Homenagem

Homenagem foi estendida aos estudantes voluntários e bolsistas que ministram aulas no projeto.
Durante a abertura da 12º edição Energy Show, evento da Vertical Energia da ACATE, que acontece de 10 a 13 de junho, em Florianópolis, foi realizada uma homenagem ao professor André Luís Kirsten, coordenador do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica (PET EEL) que desenvolve as aulas de robótica do Projeto Florescer.
O presidente do Crea-SC, engenheiro Kita Xavier, entregou uma placa celebrativa junto a representantes de outras entidades apoiadoras. “Projetos como este são uma oportunidade de ampliar o horizonte de possibilidades, tanto para acadêmicos como para jovens que adquirem aprendizado na área de robótica. Também apresenta o ambiente acadêmico e tecnológico para esses adolescentes que muitas vezes não teriam possibilidade de um contato tão direto”, destaca Kita.
No próximo dia 8 de julho, os estudantes serão recebidos na sede do Crea-SC para uma visita institucional. “Nosso Crea está aberto para receber esses jovens e quem sabe futuros engenheiros”, ressalta Kita.