CREA fala sobre Engenharia Pública na Semana Acadêmica da UFSC

A 6ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UFSC inicia hoje, 6.08 e segue até sexta-feira, dia 10, no auditório da Engenharia de Produção da Universidade Federal. O coordenador de engenharia do CREA-SC Eng. Civil Eduardo Irani da Silva representa o presidente Eng. Agr. Ari Neumann no evento, e também ministra palestra às 20h20 sobre o programa de Engenharia Pública do Conselho e a 2ª edição da Cartilha de Engenharia Pública. Veja aqui a programação completa da semana.

Entre os assuntos das palestras estão: Pavimento rígido para rodovias, BIM, modelagem de concreto, aplicação da geologia de engenharia em projetos de barragens e usinas hidrelétricas, panorama da madeira no Brasil, e Construtechs – Startups que produzem soluções tecnológicas. Diversas visitas técnicas estão programadas, entre elas à Ponte Hercílio Luz, ao Porto de Itajaí e à PCH Barra do Rio Chapéu.

Cartilha de Engenharia Pública – Acesse neste link a 2ª edição da Cartilha, revisada e atualizada, com o objetivo de orientar sobre a aplicabilidade da Lei nº 11.888/2008 – que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Junto com o lançamento da nova edição, o Conselho está recrutando profissionais para receber a capacitação. Os interessados podem enviar e-mail para engenhariapublica@crea-sc.org.br

Com sua primeira edição lançada em 2016, a cartilha foi reformulada pelo GT de Engenharia Pública do Conselho e especifica sobre a capacitação dos órgãos públicos e prefeituras, visando incorporar o projeto em seus planos municipais, orientando sobre como promover o cadastramento de profissionais e estudantes habilitados para as atividades e como captar recursos públicos para subsidiar a remuneração destes profissionais. O documento traz ainda um histórico da assistência técnica pública e gratuita no Brasil, e os benefícios da legislação.

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

O seu endereço de e-mail não será publicado.