Covid-19, logística e energia renovável pautam campanhas do Confea

ilustração menciona ações de comunicação do confea para 2020

A importância do trabalho dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências na luta contra a covid-19 será o destaque da próxima campanha publicitária do Sistema Confea/Crea. A estratégia foi aprovada pelos membros do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), no dia 6, durante reunião realizada por videoconferência.

A iniciativa é um reconhecimento àqueles que estão ajudando a sociedade a superar os obstáculos da pandemia de coronavírus. São profissionais desenvolvendo, em tempo recorde, novos equipamentos de proteção, softwares e obras de engenharia. É o conhecimento científico em prol da vida, como pontua o conselheiro federal membro do CCM, eng. eletric. José Miguel Lima: “A Engenharia está por trás de todo atendimento médico que está sendo oferecido à população. Os equipamentos hospitalares criados por engenheiros possibilitam os tratamentos clínicos”.

Outra ação será a divulgação do e-book “Recomendações de Engenharia de Segurança do Trabalho contra o novo coronavírus”, elaborada pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe), entidade de classe ligada ao Crea daquele estado. De acordo com a cartilha, que teve colaboração técnica da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), “as orientações buscam auxiliar empregadores e profissionais na adoção de medidas de controle de padrões para a garantia de um trabalho seguro e saudável, com as particularidades da exposição ao agente biológico Sars-CoV-2, conforme a Organização Mundial de Saúde”.

Tendências logísticas
Um projeto especial ganhará destaque entre agosto e dezembro. “Expedição logística” irá conectar pessoas, infraestrutura e mercados, oferta e demanda, produção e consumo. Realizada em parceria com o jornal Gazeta do Povo, a iniciativa irá diagnosticar e apontar tendências de um país que cresce em exportação e equilibra as importações. Como pano de fundo, a estrutura portuária brasileira, que ganha capilaridade e cresce de Norte a Sul do país, conferindo mais eficiência e competitividade à produção nacional. Reportagens, exposição fotográfica digital, websérie, lives e hotsite irão retratar as tendências modais de 12 estados brasileiros.

Fiscalização
Está prevista ainda campanha de utilidade pública para difundir o trabalho desenvolvido pelo Sistema Confea/Crea no sentido de fiscalizar obras e serviços das profissões regulamentadas. A proposta é mostrar para a sociedade as diversas frentes de atuação desse trabalho, como a fiscalização de hospitais, obras públicas e grandes eventos.

Energia renovável

O CCM deliberou a divulgação sobre como a engenharia auxilia no desenvolvimento socioeconômico ambiental, de forma sustentável, por meio dos projetos de energia renovável. A decisão atende a duas propostas do último Congresso Nacional de Profissionais (CNP) realizado em 2019. Com isso, o Confea irá investir em ações de estímulo ao emprego, à geração e ao consumo de energia fotovoltaica. Também está no planejamento campanha que vise à divulgação e à valorização de atividades profissionais relacionadas à energia renovável.

A reunião virtual teve participação de Osmar Barros Júnior, presidente em exercício do Confea; dos conselheiros federais José Miguel de Melo Lima e João Carlos Pimenta; Felipe Pasqualini, gerente de Comunicação; da publicitária Silvia Nunes; o funcionário da Gerência de Comunicação Marcos Magalhães; Carminda Pinheiro, presidente do Crea-AC; Thiago Castro de Oliveira, representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas; Kleber Santos, representante do Colégio de Entidades Nacionais; e das jornalistas Cláudia de Oliveira (Crea-SC), Íris de Azevedo (Crea-SE) e Margareth Vicente (Mútua). Uma nova agenda do CCM está marcada para 6 de julho.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea