Construção civil retoma atividades a partir de hoje em SC

O Governo do Estado por meio da portaria 214, publicada no Diário Oficial, determinou a retomada do setor da construção civil privada e toda a sua cadeia produtiva em Santa Catarina, a partir de hoje, 2 de abril.

Voltam a funcionar também os estabelecimentos comerciais ligados ao setor tais como: materiais de construção, ferragens, ferramentas, material elétrico e hidráulico, tintas, vernizes e pintura, vidros e espelhos, mármores, granitos e pedras de revestimento, entre outros.

A decisão aconteceu após reunião de trabalho entre o governo, FIESC, CREA-SC, Ministério Público, parlamentares, entre outras entidades.

Um ofício assinado pelo Conselho e entidades solicitando a retomada do setor foi encaminhado ao governador no dia 26/03. O entendimento conjunto é de que a construção civil é uma atividade essencial à economia, composta por uma enorme cadeia produtiva, sobretudo por pequenas empresas que não têm suporte econômico, nem financeiro para permanecerem paralisadas, respeitando sobretudo as orientações de segurança frente ao atual contexto.

Para orientar os trabalhadores e fornecedores quanto aos cuidados necessários estão sendo produzidas e distribuídas cartilhas de orientação e cartazes nos canteiros de obras.

O documento destaca ainda o envolvimento de cerca de 100 mil trabalhadores que executam seus serviços com uso obrigatório de EPIs, portanto, de fácil
recepção e adaptação a novos e específicos cuidados voltados à covid19; recomenda os ambientes ventilados ou em cômodos com um ou dois trabalhadores no máximo; a faixa etária média de 40 anos; a fácil flexibilidade de redução da mão de obra; e outras questões.

Acesse aqui a portaria 214 do Governo do Estado.

Acesse aqui o ofício do Crea-SC e demais entidades.

Acesse aqui Check List de orientação nos canteiros de obras.

Mais informações aqui no portal oficial sobre Covid19 no estado.