Conselheira Elizangela Bortoluzzi representa o CREA-SC na 2ª reunião da CCEEF

 

Reunidos em São Paulo até a sexta-feira (18), integrantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) deram início, no dia 16, às atividades da segunda reunião de 2018, conduzidos pelo coordenador nacional, Eng. Ftal. José Roberto da Silva (CREA-PE), e seu adjunto, Eng. Ftal. Rafael de Souza Macêdo (CREA-RO). A conselheira suplente Eng. Ftal Elizangela Bortoluzzi, representa o CREA-SC no encontro.

Atualmente são apenas sete câmaras especializadas da modalidade no Sistema Confea/Crea: Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Rio de Janeiro. “Para a escolha dos locais dessas reuniões, priorizamos justamente os Estados que não têm Câmara, mas que têm potencial para a sua criação”, destacou o coordenador nacional, também coordenador da recém-criada Câmara Especializada em Pernambuco, informando que o próximo encontro acontecerá na Bahia, “por ser um Estado com uma indústria florestal pujante e onde também não temos Câmara Especializada”.

 “Vamos discutir formas de minimizar os conflitos existentes com outros Conselhos, principalmente com o de Biologia, que tem uma resolução com praticamente todas as nossas atribuições e de outras modalidades do Sistema; a questão dos conhecimentos mínimos curriculares para a atribuição de Engenharia Florestal, como arborização urbana, manejo florestal e silvicultura; o impacto da saída dos técnicos do Sistema; e, por recomendação do próprio Confea, faremos o levantamento da análise de processos de infração por acobertamento, uma demanda do Ministério Público, cuja detecção é um grande problema”, relatou o Eng. Ftal. José Roberto.

Na ocasião, aconteceu a posse da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (SBEF), entidade que completa 50 anos de existência. Aos eleitos presidente, Eng. Ftal. João Paulo Sarmento, e vice-presidente, Eng. Ftal. Maurício Balensiefer, para a gestão 2018-2020, juntaram-se o chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antônio Rossafa; o presidente do CREA-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o coordenador da CCEEF e o Cons. Fed. João Bosco. No último dia de reunião, o grupo fará uma visita técnica a uma das maiores fábricas de celulose do mundo, a Fibria Celulose, localizada em Jacareí.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.