CONP, CEEP e GT ART reúnem-se de 21 a 23.05 em Florianópolis

Duas comissões – CONP e CEEP, e o GT ART estão reunidas de 21 a 23.05, na sede do CREA-SC, em Florianópolis. Os conselheiros participam também da reunião Plenária do Confea, nos dias 24 e 25. Será a primeira vez que o plenário reúne-se fora de Brasília, trazendo prestígio e valorização para os profissionais e para Santa Catarina.

O repositório de ART Nacional está sendo implantado em todos os Creas do país e contando com o CREA-SC já são 21 estados com o registro de Anotações de Responsabilidade Técnica. A integração do banco de dados vai possibilitar a visualização de todas as informações de histórico de ARTs dos profissionais.

As atividades estão sendo desenvolvidas de forma conjunta entre as equipes de Tecnologia da Informação do Confea e do Conselho. Na manhã de terça-feira (22), o repositório de ART Nacional foi apresentando ao presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, pelo conselheiro federal Eng. Civil e Agrim. Alessandro Macêdo Machado, com a participação dos conselheiros e assessores da CONP e da CEEP. O diretor do Confea, Eng. Agr. Daniel Salatti, afirmou que a unificação da base de dados da ART é apenas um passo do projeto.

O conselheiro Alessandro explica que o repositório consolida em base única todas as informações referentes as ARTs em âmbito nacional – de profissionais, múltiplas, complementares, etc.

CONP – A pauta da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) inclui diversas propostas de resoluções, entre elas as que discriminam as competências do engenheiro nuclear, engenheiro automotivo e engenheiro de software e insere os respectivos títulos na tabela do Sistema Confea/Crea. O registro de instituições de nível superior, a retomada dos treinamentos destinados às assessorias jurídicas dos Creas e procuradoria jurídica do Confea e consulta sobre Certidão de Acervo Técnico para obras realizadas no exterior também são temas da reunião. O Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa é o coordenador e o grupo conta com participações do Eng. Civ. Ricardo Augusto Mello de Araújo, do Eng. Civ. Alessandro José Macedo Machado, do Eng. Agr. Evandro José Martins (Crea-SC), do Eng. Eletric. Inarê Roberto R. Poeta e Silva, e dos assistentes, Eng. Alim. Ana Luiza Queiroz Alvim e Liliane Silva Oliveira.

CEEP – A Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), responsável pela verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais e cumprimento do Código de Ética Profissional, fará a análise e devidos encaminhamentos de aproximadamente 110 processos, incluindo temas como exercício ilegal da profissão, exorbitância de atribuição, registro de empresas e outros. A reunião tem a coordenação do Eng. Mec. Ronald do Monte Santos e participação dos conselheiros Eng. Agr. João Bosco de Andrade Lima Filho, Eng. Eletric. Edson Alves Delgado e dos assistentes, Eng. Mec. Igor de Mendonça Fernandes e Ana Paula Milhomem Miranda.

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

O seu endereço de e-mail não será publicado.