Confea conclui com sucesso primeiro processo eleitoral virtual do Sistema

image_pdf

Para muitos profissionais, a história do Sistema Confea/Crea e Mútua precisará ser reconfigurada a partir desta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, com as eleições pela internet dos próximos conselheiros federais dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina e das Instituições de Ensino, grupo Agronomia.

De fato, às 19h25 desta quinta,  com o anúncio, pelo coordenador adjunto da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. eletric. José Miguel de Lima, da eleição dos conselheiros federais Domingos Sahib Neto (titular) e Vinicius Ribeiro (suplente), pelo Mato Grosso do Sul, na modalidade Civil, o Sistema Confea Crea e Mútua marcava, finalmente, sua integração completa ao universo digital por meio de sua primeira eleição virtual, tão ansiada por todos os profissionais. Durante todo o dia, o processo eleitoral envolveu milhares de profissionais aptos a votar, sem quaisquer intercorrências.

“Estamos concluindo um processo iniciado em fevereiro, demandado pelo plenário para a eleição pela internet. Isso era um anseio dos nossos profissionais. Eu diria que nós implementamos isso até um pouco tarde, já que a gente vinha debatendo há pelo menos cinco anos. E hoje chegou. Hoje, o Confea fará a apuração do primeiro processo eleitoral através do voto pela internet”, disse, ao início dos trabalhos que durariam apenas 25 minutos, agradecendo a todos os que contribuíram e participaram do processo eleitoral e citando o trabalho dos conselheiros da CEF e das comissões eleitorais dos Creas envolvidos. “Estamos há nove meses trabalhando em conjunto”, disse, antes de dar início à apuração, agradecendo ainda ao assessor jurídico da CEF, João de Carvalho, à assessora da comissão, Talita Machado, e ao procurador jurídico do Confea, Igor Garcia.

Acompanhado online por cerca de 50 representantes das Comissões Eleitorais dos regionais envolvidos, candidatos, presidentes de Creas e representantes de entidades nacionais, o anúncio foi antecipado pelas explanações técnicas dos representantes da Infolog Tecnologia em Informática, Felipe Arruda, e da The perfect Link Assessoria, Consultoria, Auditoria Empresarial LTDA., Fernando Pinho, que representam, respectivamente, as empresas responsáveis pelo processo eleitoral e por sua auditoria.

Marco – Durante cerca de 25 minutos, os trabalhos foram conduzidos pelo conselheiro Miguel Lima com suporte da assessora da CEF, Talita Machado. Os trabalhos foram acompanhados pelos demais integrantes da CEF, à exceção do coordenador eng. ftal, Ricardo Lüdke, por motivo profissional. A CEF é composta ainda pelos conselheiros federais eng. agr. Anníbal Margon, eng. mec. Carlos Laet, e eng. civ. Carlos Eduardo de Souza. “É um marco na história do Confea, as eleições pela internet. Aí está a apuração e na semana que vem a plenária homologará esses resultados”, comentou Carlos Laet.

Acesse aqui mais informações sobre as eleições do CREA-SC

ernanda Pimentel e Henrique Nunes

Equipe de Comunicação do Confea