Ceab realiza curso sobre projetos de drenagem

image_pdf
No dia 16 de julho, o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB) realizou o curso Chuvas Intensas e Dimensionamento de Projetos de Engenharia em parceria com o Crea-SC, através do Programa de Educação Continuada (PEC). Participaram da capacitação engenheiros de Brusque e de cidades próximas, que atuam na elaboração e execução de projetos de drenagem urbana. O curso foi ministrado pelo pesquisador da Epagri de Urussanga, o Eng. Agr. e doutor Álvaro José Back.
 
Com intuito de auxiliar nos projetos de drenagem, com dimensionamento adequado para a real situação das cidades catarinense, o curso, abordou a aplicação dos conceitos de hidrologia no programa HidroChuSC – programa desenvolvido pelo ministrante.
 
A utilização do HidroChuSC – desenvolvido através de pesquisas, possibilita a aplicação da teoria, apresentado através do levantamento de mais de 200 estações pluviométricas do estado e que serviram de base para os resultados apresentados. O programa permite  agilidade para definição das chuvas que devam ser consideradas para elaboração de projetos de drenagem, tanto urbana como rural.
 
Até o final deste ano devem ser lançados dois novos programas para computadores sobre dimensionamento de bacias hidrográficas e hidráulica aplicada à drenagem urbana que serão objeto de novo curso a ser promovido pelo CEAB.
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *