Assembleia da Ascop recebe representantes do Observatório Social de SC

A Assembleia Geral da Ascop – Asssociação dos Conselhos Profissionais de SC que ocorreu na última semana, 21.03, contou com a presença de integrantes do Observatório Social de Santa Catarina (OSB-SC) que apresentaram como funciona a instituição e a a contribuição para a eficiência da gestão pública. O presidente da Ascop, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann coordenou a reunião junto com o vice-presidente Marcello Seemann (CRCSC), a secretária Helga Bresciani (Coren/SC), o tesoureiro Marino Tessari (CREF3/SC) e o secretário adjunto Marcos Vinicius de Oliveira ( CRMV/SC).

O presidente Leomir Antonio Minozzo (OSB-Blumenau) e o vice-presidente Carlos Wolowski Mussi (OSB-Florianópolis) mostraram os eixos de atuação do Observatório, que são: Gestão Pública, Educação Fiscal, Ambiente de Negócios e Transparência. “A parte de ambiente de negócios vale destacar pois muitas empresas precisam ser capacitadas, em especial pequenas e médias, para participar de licitações e assim ampliar as possibilidades para todos”, disse Mussi.
Entre os presentes, a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, lembrou dos eventos promovidos pela Corregedoria Geral da União (CGU), onde são feitos treinamentos para quem quer ser voluntário e citou o específico do Conselho de Arquitetura em que as pessoas recebem capacitação na área de avaliação de projetos de obras. “Portanto, faz todo sentido estarmos juntos e realizando parcerias”, concluiu.

Os integrantes do OSB-SC sugeriram que se faça um Termo de Cooperação com a Ascop para poder contar com o conhecimento técnico dos profissionais representados pelos conselhos. Além disso, o presidente deixou o convite também para que os presidentes dos conselhos façam parte do Conselho Consultivo, destacando que alguns já fazem parte.