Artigo: “Árvore de Causas” análise em tempos de covid

image_pdf

 

Victor Luiz Crespi – Eng de Segurança do Trabalho – CREA/SC 15.602-2

Contribuição (08/03/2021):Daniel Cravo Silveira – Eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho – CREA 023.868-8 SC e Maria Maeno – Médica pesquisadora em Saúde do Trabalhador – CRM/SP 43900

 

 

(versão revista da editada em 08/03/2021)

 

Em abril de 2020 elaboramos um texto com o título “Proteção em Tempos de Covid-19”, cujo objetivo era resumir informações técnicas do ponto de vista da EST- Engenharia de Segurança do Trabalho, sobre a proteção dos trabalhadores da área da saúde e da população como um todo, devido à pandemia mundial, em especial quanto ao uso de máscaras para proteção contra o vírus covid-19. Naquela ocasião recomendamos o uso de protetor facial ou óculos, com máscara (caseiros ou profissionais).

Tendo em vista o agravamento exponencial da pandemia no país, resolvemos contribuir com uma ferramenta de análise de riscos, análise de acidentes, denominada “árvore de causas”.

Em tempos de redes sociais, em que predomina a informação rápida e curta, o texto foi redigido de forma muito sintética, sem procurar aprofundar a origem da metodologia, apontar referências, etc.

 

Confira aqui o artigo na íntegra.