Aeagro comemora 20 anos de história 

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste de Santa Catarina comemorou 20 anos de história com evento realizado na noite do dia 14.11, às 19h, no Clube Recreativo Chapecó (CRC). Desde a comunhão dos agrônomos, antes como organização em forma de Núcleo Regional da Associação Catarinense dos Engenheiros Agrônomos, a entidade completou 53 anos, precisamente no dia 13 de outubro.

 

O evento contou com a presença autoridades, representantes classistas, profissionais associados e comunidade. O palestrante da noite foi o engenheiro Agrônomo Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, que vai debater sobre as perspectivas do agronegócio.

 

Em seu pronunciamento, o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, destacou a representatividade, relevância e força da agronomia e dos profissionais da área em Santa Catarina e no Brasil. Segundo ele, o agronegócio representa 25% do PIB nacional, responsável também pelo saldo positivo da balança comercial.

 

Em Santa Catarina estes números são ainda mais significativos, tendo em vista a característica econômica do estado. Nos primeiros seis meses de 2019, o agronegócio foi responsável por 70% das exportações no estado, segundo dados da Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural. “É neste cenário que podemos perceber a inserção e o papel das entidades de classe, promovendo o engajamento e a interação entre profissionais, poder público, instituições e comunidade, seja nas esferas social, econômica, política ou cultural,”comentou.

 

Disse ainda que a AEAGRO atua defendendo os interesses da categoria, promovendo o debate sobre as questões de interesse público e técnico-científico; ocupando espaços por meio da representação em conselhos e órgãos municipais e zelando pela ética profissional. “Em nome do presidente, Eng. Agr. Odimar Ozelame parabenizo toda a diretoria da AEAGRO pelo aniversário da entidade e pela excelente gestão,” completou.